Começa vacinação de crianças contra hepatite A no Estado de SP
Crianças na faixa etária entre um ano e menos de dois anos de idade já podem receber a vacina contra a hepatite A em postos de saúde do Estado de São Paulo a partir desta segunda-feira (1º). A Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar neste ano 616 mil crianças com este perfil.
Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem levar a criança a um posto de vacinação dos 4.700 espalhados pelo estado. As unidades ficam abertas de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.
A partir do próximo ano a vacina contra a hepatite A será aplicada na rotina assim que a criança completar um ano de idade.
“A vacina contra a hepatite A foi incluída este ano no calendário básico de vacinação infantil. É muito importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças aos postos de vacinação para a aplicação desta vacina que possui dose única e apresenta eficácia de imunização superior a 95%”, diz a diretora de imunização da Secretaria, Helena Sato, em nota enviada à imprensa.
Saiba mais sobre a doença
Hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA, e sua principal via de contágio é por meio de água e de alimentos contaminados. Más condições de higiene e locais sem saneamento básico aumentam as chances de contrair o vírus.
Na maior parte dos casos, a hepatite A não apresenta sintomas, mas pode evoluir para quadros mais graves como insuficiência hepática. Os principais sintomas são febre, náuseas, vômito, icterícia (coloração da pele amarelada), urina mais escura e fezes esbranquiçadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.