Topo

Ebola: Unicef leva primeiro lote de 50 mil kits de proteção à Libéria

Laura Gelbert

Da Rádio ONU, em Nova York

25/09/2014 15h35

O primeiro carregamento de novos kits de proteção contra o vírus ebola da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) chegou a Monróvia, capital da Libéria, nesta quinta feira (25). O lote de 9 mil kits marca o primeiro de uma série de carregamentos aéreos de um planejamento total de 50 mil kits. O financiamento para os kits foi fornecido pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Usaid, e a Fundação Familiar Paul G. Allen.

Segundo o Fundo, atualmente há mais de 3,5 mil casos de ebola no país.

Higiene

Cada um dos kits contém roupas, luvas e máscaras protetoras assim como itens de limpeza e instruções de como usar e descartar o material com segurança. Os parceiros do Unicef vão distribuir os 9 mil kits para os cinco países mais afetados nas próximas semanas.

Apoio Psicológico

Sob a liderança do governo da Libéria, o Fundo está a apoiar uma ação massiva de mobilização social, incluindo enviar equipas de comunicadores tradicionais para disseminar mensagens sobre prevenção.

Os times também estão a produzir comunicados impressos e programas de rádio para aumentar a consciencialização sobre o surto em comunidades na Libéria.

Segundo o Unicef, outra área importante da resposta da agência ao ebola é fornecer apoio psicossocial a crianças afetadas pela doença, assim como itens de higiene para apoiar o controle da infecção. O Fundo também distribuiu suprimentos para profissionais de saúde.