Pela primeira vez, médico filma estalar dos dedos pelo lado 'de dentro'
O médico Gregory Kawchuk, da Universidade de Alberta, no Canadá, conseguiu filmar o movimento que os ossos fazem ao estalar os dedos, com a ajuda de uma máquina de ressonância magnética.
Com sua equipe, ele usou um cabo para puxar de forma suave o dedo de um homem e, assim, filmar o movimento que as juntas fazem. O vídeo foi publicado pela revista "New Scientist".
Além do som, os cientistas estudam um flash misterioso que aparece antes do barulho de estalar. Eles acreditam que a imagem foi causada pela liberação de fluido que a cartilagem realiza quando cresce a tensão nas juntas.
Segundo o médico, o barulho do estalar dos dedos tem a mesma origem que qualquer outro som: é produzido através da liberação de energia que faz as ondas vibrarem no ar.
A equipe de médicos planeja usar uma máquina mais potente de ressonância magnética para tirar mais conclusões sobre o estalar dos dedos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.