Topo

Por mais doações, hospital e Samu-SP se juntam para recolher leite materno

Camila Neumam

Do UOL, em São Paulo

17/06/2015 06h00

Mulheres que estão amamentando podem doar seu leite materno para quem precisa, mas nem sempre sabem como fazer isso. O excesso de leite pode ser encaminhado às maternidades que têm bancos de leite, onde o líquido será pasteurizado e repassado a bebês prematuros que estão na UTI.

Muito frágeis, esses bebês não podem tomar o leite materno puro porque as amostras podem ter bactérias. Eles precisam justamente do leite materno para ganhar peso e irem para casa.

Em São Paulo (SP), uma parceria entre o Samu e a maternidade Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, tenta aumentar o número de doações. Uma ambulância vai buscar o leite na casa de voluntárias, que se cadastram no programa pela maternidade. Elas recebem todo o material necessário de higienização e aprendem como retirar o leite e estocá-lo no freezer.

Generosidade depois do susto

A produtora de eventos Vivian Kalid, 36, doa leite materno para a maternidade Vila Nova Cachoeirinha. Ela ainda amamenta a filha Júlia, de dois meses, mas destaca que a doação não seca o leite. “Muito pelo contrário. Quanto mais você estimula, mais leite sai”, diz.

Sua filha nasceu prematura e precisou do leite de doadoras. Ela retribui o gesto.

A analista de risco Karina Rosendo, 29, agradece a generosidade. O filho Arthur nasceu prematuro e está sendo alimentado com leite materno pasteurizado na maternidade. Ela já estoca o seu próprio leite no hospital para ser dado ao filho e a quem mais precisar.

Doações não suprem demanda

Com o objetivo de aumentar o número de doações de leite materno, o Ministério da Saúde lançou uma campanha de incentivo neste ano. O motivo: apenas 60% da demanda é suprida no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na maternidade da zona norte paulistana, as doações também precisam aumentar para alimentar todos os bebês prematuros. Segundo Agenor Freitas, coordenador do banco de leite da maternidade Vila Nova Cachoeirinha, elas ainda correspondem a 33% do necessário. Quem quiser doar leite à maternidade, pode ligar para  (11) 3986-1011.                                       

Para saber onde fica o banco de leite mais próximo de sua casa, clique aqui.