Topo

Homem tem convulsões ao jogar sudoku

Jovem tinha contrações rápidas e involuntárias dos músculos do braço sempre que tentava jogar o sudoku - Reprodução
Jovem tinha contrações rápidas e involuntárias dos músculos do braço sempre que tentava jogar o sudoku Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/10/2015 12h17

Resolver um Sudoku, um tipo de quebra-cabeça numérico, pode ser muito complexo para algumas pessoas, mas em um estudante de educação física o desafio provocou uma reação incomum. O jovem de 25 anos sofria convulsões quanto tentava solucionar o jogo. O caso foi publicado no Journal of Medical Association (JAMA) Neurology.

O estudante foi soterrado em uma avalanche enquanto esquiava nas férias. Durante o acidente ele ficou sem oxigênio por 15 minutos. Quando se recuperou, ele passou a ter contrações rápidas e involuntárias dos músculos do braço sempre que tentava jogar o sudoku.

As convulsões passavam imediatamente quando o jovem parava de tentar resolver o sudoku. Ele também sofria ataques semelhantes quando tentava organizar números em ordem crescente, mas, segundo o estudo, não apresentava reações ao ler um livro, resolver cálculos e em nenhuma das atividades do cotidiano.

Médicos da Universidade de Munique constataram que ele sofreu uma lesão em uma parte do cérebro envolvida no processamento visuo-espacial das informações. As convulsões em geral são desencadeadas por luzes piscantes, mas há também relatos de pessoas que sofrem ataques ao ler, tomar um banho quente e até mesmo pela sensação do toque.

O paciente parou de resolver os enigmas e está livre das convulsões há quase 5 anos.