Dispositivo que antecipa surtos epiléticos vence prêmio de saúde

Do UOL, em São Paulo

Um dispositivo que permite ao paciente portador de epilepsia saber com antecedência de até 30 minutos sobre a possibilidade de um surto é o vencedor do Prêmio Empreenda Saúde, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, e da Fundação Everis. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (5).

O projeto da empresa Epistemic, de São Paulo, foi idealizado por Paula Gomez, 42, e pela mãe dela, a física Hilda Cerdeira, 73. "Quem tem epilepsia deixa de fazer algumas coisas por medo de se machucar durante um surto. Isso permitiria que um adulto ande de bicicleta ou uma criança brinque em um balanço com segurança", explica Paula.

Ligado a um aparelho celular, a invenção ainda permite que um cuidador ou familiar seja avisado da ocorrência. O aparelho, quando estiver pronto, deve ser semelhante a um aparelho auditivo.

Para Paula ganhar o prêmio vai ajudar nos próximos passos da elaboração do projeto. "Temos esperança de que ele fique pronto, testado e disponível para venda em janeiro de 2018."

Entre os projetos que concorreram ao prêmio estavam a rede social Salve Mais Um, que reúne doares de sangue e medula. O aplicativo Mais Leitos, para permitir que gestores de hospitais tenham acesso a informações sobre internações em tempo real e identificando a disponibilidade de leitos.

Ao todo, foram 94 projetos inscritos, enquadrados em três temas: Assistência Integral à Saúde; Eficiência em Produtos e Processos Assistenciais e Mecanismos de Integração Educacional e Saúde.

Os trabalhos foram avaliados por um corpo de 15 jurados das áreas de ensino, pesquisa, inovação e empresários ligados aos mais diversos setores da saúde no Brasil. O projeto vencedor receberá R$ 50 mil, para investir no trabalho.

Esta é a primeira edição do Prêmio Empreenda Saúde. "Precisamos cada vez mais identificar boas iniciativas, que podem ajudar a melhorar a vida de pacientes e aprimorar os processos hoje adotados", afirma Paulo Chapchap, superintendente de Estratégia Corporativa do Hospital Sírio-Libanês

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos