Conheça os alimentos que ajudam no combate à ansiedade
Sensação de incapacidade ao fazer tarefas cotidianas, inquietação, dificuldade de relaxar, falta de ar e tremor. Estes são apenas alguns dos sintomas que apontam o comprometimento da ansiedade. “Ela é comum no ser humano. Mas em algumas pessoas pode ser de uma intensidade tão grande que prejudica a saúde, a vida social, a família e o trabalho”, explica a nutricionista Adriana Kachani. A boa notícia é que, se bem escolhidos, muitos alimentos deixam de ser inimigos para se tornar grandes aliados no combate aos sintomas, como a banana, maracujá e salmão, por exemplo.
Em muitos casos, os ansiosos em excesso acabam encontrando na comida uma maneira de aliviar os sintomas. “Desde pequenos, fomos treinados a nos acalmar pela boca. O que faz uma mãe quando vê seu bebê chorar? Dá o peito, a mamadeira ou a chupeta”, conta a nutricionista.
A dica é apostar, principalmente, nos que oferecem boa quantidade de nutrientes que participam da formação da serotonina —um neurotransmissor importante que contribui para regular o sono, o humor, a saciedade, entre outros.
Entre os principais está o triptofano, um aminoácido encontrado em alguns alimentos e que é fundamental para a sintetização da serotonina. As vitaminas do complexo B (B3, B6 e B9, principalmente) e o magnésio também são importantes, já que atuam como co-fatores de enzimas envolvidas no processo de conversão do triptofano em serotonina.
“A alimentação pode contribuir para reduzir os sintomas de ansiedade, mas dependendo do grau, das causas e de outras características individuais, pode ser necessário um acompanhamento psicológico em conjunto com orientações nutricionais individualizadas”, alerta a nutricionista Neiva Souza.
Fontes: Nutricionistas Luciana de Oliveira, Neiva Souza, Vanessa Suzuki, Adriana Kachani e Isabella Correia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.