Topo

Casos de dengue caem 91% em área de Piracicaba com Aedes transgênico

Aedes geneticamente modificados são liberados em Piracicaba - Paulo Whitaker/Reuters
Aedes geneticamente modificados são liberados em Piracicaba Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/07/2016 16h48

O bairro CECAP/Eldorado, de Piracicaba (SP), teve 91% menos casos de dengue após receber mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados, apelidados de 'Aedes do Bem'. De acordo com relatório da Vigilância Epidemiológica (VE) da cidade, a região de 5 mil habitantes teve 12 casos da doença de 2015 a 2016 (período da 27ª semana de um ano até a 26ª do seguinte), em que foi liberado o Aedes transgênico, contra 133 casos registrados no período anterior.

A redução dos casos no bairro é maior do que a que ocorreu no restante do município na mesma época. Ainda segundo balanço do órgão, Piracicaba diagnosticou 52% menos casos de dengue – passou de 3.487 para 1.676.

Outra diferença na estatística é quando se analisa o bairro em questão: em 2014/2015, o CECAP/Eldorado foi um dos bairros mais afetados pela dengue, com 195% casos a mais do que o restante da cidade. Já após a introdução do Aedes modificado a região teve 45% menos casos que o resto do município.

De transgênico a radiação: as armas do Brasil contra o 'Aedes aegypti'

UOL Notícias

O sucesso nos números de uma das táticas contra o Aedes fará a estratégia ser ampliada: no próximo dia 19, às 10h (de Brasília), será realizada uma nova soltura no bairro São Judas. Na sequência, a expectativa é que mais 11 bairros da área central da cidade recebam o Aedes transgênico, atingindo 65 mil pessoas. 

"No CECAP/Eldorado, onde tivemos o projeto Aedes do Bem, a redução (da dengue) foi extraordinária, acima de 90%”, celebrou o secretário municipal de saúde, Pedro Mello. "Apesar de ser uma área limitada, esse resultado mostra o potencial de nossa abordagem”, disse, por sua vez, Glen Slade, diretor da Oxitec do Brasil, empresa que produz o Aedes modificado.

Os 'Aedes do Bem' são mosquitos machos geneticamente modificados com um excesso de proteína que impede a prole de atingir a vida adulta e transmitir doenças. Além da redução da dengue, o bairro CECAP/Eldorado não registrou casos de zika e chikungunya no período após a liberação do Aedes geneticamente modificado.