Topo

Obturações na boca podem aumentar níveis de mercúrio no sangue, diz estudo

Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/10/2016 06h00

As obturações dentárias compostas por uma mistura de mercúrio, prata, estanho e outros metais contribuem significativamente para o aumento dos níveis de mercúrio no sangue, segundo pesquisa da Universidade da Geórgia (EUA) publicada na revista Ecotoxicologia e Segurança Ambiental.

Os resultados mostraram que as pessoas com mais de oito obturações tinham 150% mais mercúrio no sangue do que aqueles com nenhuma.

O amálgama dental é usado há mais de 150 anos para preenchimento dentário por ser acessível e durável. No entanto, cerca de metade de sua composição contém mercúrio, um metal pesado e tóxico, que em níveis elevados causa problemas no cérebro, coração, rins e pulmão, além de alterações no sistema imune.

Hoje há outras opções à base de resina.

A pesquisa, que analisou dados de 15 mil pessoas, é a primeira a demonstrar uma relação entre obturações dentárias e exposição ao mercúrio em uma população representativa.

A cárie dentária é uma das doenças crônicas mais prevalentes. Por isso, muitas pessoas têm usado obturações dentárias, mas os materiais usados pelos dentistas não são realmente discutidos".

 Lei Yin, cientista do Departamento de Ciências da Saúde Ambiental 

A preocupação com a exposição ao mercúrio pelas obturações dentárias não é nova, mas estudos anteriores não mostraram dados consistentes sobre os danos, de acordo com Xiaozhong "John" Yu, professor assistente de Ciências da Saúde Ambiental e coautor do estudo.

"Este estudo tenta fornecer os níveis mais precisos de exposição, que formarão a base científica para fazer avaliação de risco futuro", disse Yu, acrescentando que a pesquisa foi a primeira a selecionar por idade, escolaridade, etnia, raça, sexo, tabagismo e consumo de frutos do mar --conhecido fator de aumento dos níveis de mercúrio no corpo.

Os pesquisadores analisaram a exposição por tipos específicos de mercúrio e encontraram um aumento significativo de metil-mercúrio, a forma mais tóxica do metal, nas obturações dentárias.

Como toxicologistas, sabemos que o mercúrio é um veneno, mas tudo depende da dose. Então, se você tem um preenchimento dental, talvez seja okay. Mas se você tem mais de oito preenchimentos dentários, o risco potencial de efeitos adversos é maior.”

Xiaozhong Yu, professor assistente de Ciências da Saúde Ambiental

Grávidas e crianças

O FDA (Food and Drug Administration), semelhante à Anvisa no Brasil, considera as obturações dentárias seguras para adultos, mas informa em seu site que “grávidas e pais com filhos menores de seis anos que estão preocupados com a ausência de dados clínicos a longo prazo sobre as obturações devem conversar com seu dentista".

O estudo também analisou a contaminação de outros reagentes nas obturações feita com resina e encontrou dados preocupantes. A resina libera pequenas quantidades de bisfenol A (BPA), substância química que pode causar danos na fertilidade ou no desenvolvimento humano.

Mas a pesquisa não encontrou concentração de bisfenol A na urina das pessoas com obturação de resina, revertendo assim o indicativo de excesso da substância química no organismo. Para os pesquisadores, ainda é necessário fazer mais pesquisas para entender a exposição ao BPA pela obturação à base de resina.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obturações na boca podem aumentar níveis de mercúrio no sangue, diz estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias