Galo, roxo, inchaço: por que nosso corpo reage assim a batidas?

Quando sofremos uma pancada na cabeça, surge aquele enorme "galo" que, com uma boa compressa de gelo, pode ajudar a fazer com que esse hematoma desapareça. Mas, por que nosso corpo reage assim?

Roxos em nosso corpo. Os vasos sanguíneos que passam debaixo da pele, quando se rompem, deixam vazar um pouco de sangue para o tecido que existe embaixo da pele. Isso é o que causa os "roxos" em nosso corpo. Quando, no entanto, essa pancada ocorre na cabeça, ou em outras regiões do corpo onde há uma proximidade maior da pele com os ossos, a mancha roxa ganha a companhia do "galo".

Também pode ter inchaço. Isso ocorre pelo mesmo princípio que faz surgir o "galo": a bolsa de sangue que se forma com o rompimento dos vasos sanguíneos faz com que se forme um "caroço", já que, afinal, é mais fácil empurrar a pele do que o osso.

Um "arco-íris" na pele. Com o tempo, o sangue "vazado" é reabsorvido pelos vasos sanguíneos, fazendo com que o hematoma desapareça depois de alguns dias. A reabsorção do sangue se dá pela ação dos macrófagos, células que atuam na defesa do organismo contra infecções.

Mudança de coloração do "roxo" com o passar dos dias. A reabsorção é feito por essas células, e ele evolui com esse processo de coloração: do vermelho, do arroxeado, passando pelo esverdeado, amarelado, até chegar na coloração normal de novo, porque aí a reabsorção foi completa.

Fontes: Suelli Meireles, hematologista, e Jamilo Wanderley, clínico geral.

Com reportagem de 02/02/2017

Deixe seu comentário

Só para assinantes