Zika pode reduzir testosterona e causar atrofia testicular, indica estudo

Do UOL, em São Paulo

  • (Jeff Miller/UW-Madison/AP

De acordo com um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, o vírus da zika faz os testículos encolherem e prejudica as células que produzem testosterona.

Ao lado de outros estudos, os resultados dos testes em camundongos apontam que o vírus pode afetar a reprodução masculina, além de causar defeitos congênitos em bebês durante a gestação, como a microcefalia.

O vírus da zika pode ser transmitido sexualmente e persistir no sêmen por meses, mas a maneira como isso acontece ainda é uma dúvida.

Os pesquisadores infectaram camundongos machos com um tipo não letal do vírus e monitorizaram a sua presença numa variedade de tipos de células.

Ryuta Uraki
Linha do tempo mostra como vírus da zika pode afetar os testículos
Os pesquisadores descobriram que mesmo depois que o vírus foi removido do sangue, a replicação continuou em células que fornecem testosterona para os testículos. Níveis elevados do vírus e antígeno também foram detectados na região onde o esperma é armazenado e em células epiteliais próximas.

Vinte e um dias após a infecção, os testículos dos animais infectados estavam significativamente menores do que o dos ratos que receberam apenas uma simulação do vírus, indicando atrofia testicular progressiva. Os especialistas também identificaram uma redução na testosterona, sugerindo que a fertilidade masculina pode ser afetada.

Os cientistas afirmam que é necessário fazer estudos de longo prazo para verificar se os testículos podem se recuperar da atrofia. Eles também acreditam que é importante monitorar a fertilidade de homens que já foram infectados pelo vírus.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos