#SemFrescura: que mandinga acaba com o soluço? Levar um susto ajuda mesmo?

Do UOL, em São Paulo

Sempre que a gente tem soluço, começa a pensar em mil jeitos para acabar com o barulho: tomar sete goles de água, tampar a respiração, pedir para alguém nos assustar... Mas você sabe o que realmente funciona?

Primeiro, é preciso entender que os responsáveis pelo soluço são o diafragma e os músculos intercostais. Sempre que eles se contraem involuntariamente, o que acontece quando você respira errado, os pulmões são puxados para baixo e sugam o ar de fora. Em um reflexo rápido, a glote (uma passagem da laringe) fecha e aquele barulhinho aparece: hic!

E não é conversa fiada. As receitinhas populares são realmente eficazes contra o soluço, de acordo com Roberto José Carvalho Filho, professor de Gastroenterologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Levar um susto bom, daqueles que faz sucesso na internet, cura o soluço. O corpo reage inspirando muito ar de uma vez só, alongando os músculos responsáveis pelos barulhos e fazendo com que eles parem de contrair involuntariamente.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos