Convivência com cachorros ajuda no tratamento de pacientes psiquiátricos
Uma clínica psiquiátrica na cidade de Elizondo, na Espanha, usa o amor dos cães de estimação para auxiliar no tratamento de doenças como a esquizofrenia.
A clínica Benito Menni Uxua Lazkanotegi fica nas montanhas perto da fronteira da Espanha com a França.
Os cães ajudam os pacientes com doenças mentais e deficiência intelectual a desenvolverem habilidades sociais e senso de autonomia.
As sessões com os animais acima de oito meses têm um efeito calmante, segundo a Reuters, e ajudam pacientes com dificuldade de se conectarem com outras pessoas a lidar com suas emoções.
Os cães brincam com os pacientes mais ativos e ficam parados junto com aqueles para quem a locomoção é um desafio diário.
Diferente de outras clínicas, os cachorros Atila e Argi vivem junto com os pacientes e são cuidados por eles. "Eles são responsáveis pelos cães 24 horas por dia", disse à Reuters o enfermeiro chefe da Benito Menni Uxua Lazkanotegi. "Os cães agora são parte do centro."
Em uma tentativa de promover comportamentos como autocontrole e higiene pessoal, os pacientes cuidam dos pets, dão comida e saem para passear na vila perto da clínica, onde os animais ajudam a quebrar o gelo e facilitar a conversa com os moradores locais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.