Topo

Vídeo de bebê nascendo em cesárea humanizada viraliza

Do UOL, em São Paulo

26/04/2017 15h47

Um bebê sai do corte na barriga da mãe de forma suave e tranquila. Ele continua quietinho, demora para perceber que já é hora de chorar. A cena de uma cesárea menos agressiva, que pode ser também considerada um parto humanizado, fez sucesso na internet. O vídeo foi postado por uma clínica localizada em Maracay, na Venezuela.

O parto humanizado é aquele em que se respeita a vontade da mulher e que se propõe a colocá-la como protagonista da situação. Assim, a mulher escolhe a posição que prefere para dar à luz. E o parto normalmente ocorre fora do ambiente hospitalar.

Contudo, é possível ter um parto humanizado em um centro cirúrgico. Basta que ele seja acolhedor e que se respeite as vontades da mãe e o momento único da família. Assim, a mãe precisa ser informada dos procedimentos que serão realizados. E pode participar da preparação do ambiente -- escolhendo uma música, por exemplo.

O índice de cesárea é bastante alto no Brasil, chegando a 40% na rede pública de saúde e 80% na rede particular. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que esse índice não passe de 15%.

Veja 15 cuidados que fazem a cesárea ser mais respeitosa para mãe e filho.