Topo

#SemFrescura: tomar sorvete no frio dá gripe? Casaco protege do resfriado?

Do UOL, em São Paulo

01/05/2017 04h00

O inverno chega e traz com ele o aumento das doenças respiratórias. Isso acontece porque com a queda das temperaturas as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, o famoso calor humano, facilitando a transmissão de micro-organismos.

Então, aquela história de não poder tomar sorvete no frio para evitar gripe não faz sentido. Não é o picolé que causa a doença, ela é transmitida de uma pessoa para outra por meio de bactérias e vírus.

Aquele conselho de mãe para não esquece o casaco também não tem muito a ver com resfriados. O moletom não impede a doença, mas é bom para o corpo não ter que aumentar a produção de energia que deixa a gente sempre na mesma temperatura, evitando a queda de imunidade que facilita o contágio de doenças.

Agora ar condicionado, pode desligar. Ele deixa o ar seco e resseca nossa mucosa, responsável por defender o organismo contra a entrada de bactérias nos pulmões. Com ela ressecada ficamos mais vulneráveis.

E por último: pegou gripe e vai tomar um chá para sarar? Não há comprovação científica de que bebidas quentes ajudem. Mas ai beber chá, você inala o vapor e ele reduz o desconforto da congestão nasal.

As dicas foram dadas por Celso Granato, virologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Alberto Cukier, pneumologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Henrique Feitosa, membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e por João Marcos Salge, pneumologista do Hospital do Coração.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.