Alimentação

Consumo de sushi pode aumentar risco de infecções parasitárias

Do UOL, em São Paulo

  • Marcelo Rodrigues

Um estudo publicado no British Medical Journal Case Reports sugere que o aumento de casos de infecções parasitárias no Ocidente esteja relacionado com o consumo crescente de sushi.

Os médicos relatam o tratamento de um homem de 32 anos com larvas do parasita Anisakis em seu intestino. O paciente dizia ter comido recentemente sushi. 

O homem chegou ao hospital de Lisboa relatando dores gástricas, vômitos e febre baixa por mais de uma semana. Após exames, o paciente foi diagnostiscado com anisaquiose humana.

Joana Carmo/BMJ Case Reports
Parasita grudado no aparelho gastrointestinal do paciente

A doença é causada pelo nematoide Anisakis, normalmente encontrado em peixes e frutos do mar que não foram cozidos para o consumo.

No estudo, os médicos afirmam que a doença pode causar reações alérgicas, como urticária, e ter consequências mais graves, levando a sangramento abdominal e perfuração do intestino. 

Os médicos fizeram um procedimento cirúrgico para retirar o parasita, afirma o estudo publicado nessa quinta (11).

Difusão da comida japonesa

O Japão é o país com maior número de casos da doença relatados, de acordo com um documento da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo de 2001 sobre a doença.

Nos EUA, um artigo de 1988 registrava casos da doença em São Francisco pelo aumento de consumo de sushi.

O CDC (órgão de saúde norte-americano) também afirma que o aumento dos casos de anisaquiose humana em outros lugares do mundo está relacionado com a divulgação do consumo de sushi.

Para evitar a doença, o órgão recomenda que as pessoas não comam peixe e lula crus --que deve ser cozido à temperatura mínima de 60°C.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos