Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Amarelo demais ou até preto: a cor do xixi pode dar alertas sobre sua saúde

Nem todo xixi é igual, mas fique atento a mudanças na cor e no cheiro - iStock
Nem todo xixi é igual, mas fique atento a mudanças na cor e no cheiro Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo*

15/06/2023 04h00Atualizada em 15/06/2023 10h56

A maioria das pessoas que vai ao banheiro acaba conferindo o xixi antes de apertar a descarga. Mas você sabia que a cor da urina pode funcionar como alerta de como vai sua saúde? Sim, de desidratação a problemas renais, a cor, o odor e até a textura do líquido podem indicar diversos problemas que merecem atenção.

A cor do xixi pode ficar alterada devido à ingestão de determinados alimentos ou medicamentos e, por isso, na maioria dos casos não há motivo para susto. Nem sempre a urina com coloração diferente do usual vai indicar que há algo de errado com o organismo.

Quando ela vem mais escura, por exemplo, pode ser apenas um sinal de desidratação e de que você precisa beber mais água.

Entretanto, algumas pigmentações alertam para doenças. Primeiramente, é importante dizer que não se pode fazer qualquer diagnóstico com base apenas na cor da urina. O ideal é ficar de olho e levar a questão ao médico caso o aspecto diferente permaneça ou outros sintomas se somem a ele.

Um xixi turvo e com cheiro diferente do habitual, por exemplo, pode sugerir a presença de infecção urinária. É importante ficar atento para esse risco especialmente em pacientes idosos, com quadro de demências ou mal de Parkinson, que não relatam dor ao urinar.

Pacientes portadores de hepatites tendem a fazer xixi com tonalidade mais alaranjada. Isso é explicado pelo mau funcionamento do fígado.

Em condições ideais de saúde e hidratação, o normal é fazer um xixi amarelo translúcido, resultado da eliminação adequada de líquidos e toxinas. Veja o que outras cores podem apontar:

Vale lembrar que há uma doença que tem como uma das características deixar a urina preta, a doença de Haff, que se acredita ser causada por uma toxina que chega aos humanos no consumo de alguns peixes.

Cheiro e aspecto dizem algo?

Quando a urina apresenta um odor forte, pode ser efeito colateral de algum remédio, principalmente os que contêm vitamina B, ou também um sintoma de infecção urinária.

E quando ele tem muita espuma? Se for aquela espuminha que se forma quando o xixi sai num jato forte, fique tranquilo. Não é o caso? Então, pode ser sinal de que o organismo está perdendo proteínas. Acontece depois de treinos intensos, ingestão de suplemento proteicos, desidratação ou problema que afete os rins, por exemplo. Vale consultar o médico se o problema se repetir.

Fonte: Jean Gorinchteyn, infectologista do Hospital Emílio Ribas