Homem deixa de sentir as pernas após usar fixador de dentadura por anos
Um homem de 62 anos de idade perdeu a sensação nas duas pernas após uma desordem neurológica rara causada pelo uso regular e prolongado de um fixador de dentadura de zinco. Foi o que descreveu um estudo de caso inglês publicado na revista científica BMJ Case Reports.
O homem, segundo a publicação do Instituto de Ciências Neurológicas do Hospital Universitário Rainha Elizabeth, foi encaminhado para uma clínica de neurologia após o desenvolvimento de dormência, dor e fraqueza em suas pernas. Os sintomas, que duraram mais de seis meses, chegaram até a impedir o paciente de sair da casa.
A ressonância magnética revelou anormalidades na medula espinhal e, após vários testes, foi diagnosticado a CDM (mielopatia por deficiência de cobre). Uma desordem neurológica rara que pode causar perda de sensação e dormência tanto nos braços como nas pernas.
Nos últimos 15 anos, como informou, o paciente do Reino Unido teria usado semanalmente de 2 a 4 tubos de fixador de dentadura que continham zinco.
O excesso de ingestão de zinco, de acordo com a publicação, pode interferir na absorção de cobre e até causar problemas neurológicos, em casos raros.
O homem foi aconselhado a parar de usar o fixador e a tomar suplementos de cobre para tratar seus sintomas. Ainda assim ele não se recuperou completamente. Os médicos afirmaram que o dano irreversível do nervo pode ser uma consequência de um diagnóstico tardio da CDM.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.