Topo

Homem sofre 51 paradas cardíacas em dez dias, se recupera e intriga médicos

Stephen Spence sofreu 51 paradas cardíacas num intervalo de apenas dez dias - Reprodução/Facebook
Stephen Spence sofreu 51 paradas cardíacas num intervalo de apenas dez dias Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

21/08/2017 17h18

O caso de um homem de 52 anos que sofreu 51 paradas cardíacas num intervalo de apenas dez dias e conseguiu ter uma “recuperação notável” vem intrigando especialistas na Inglaterra.

Stephen Spence, 52 anos, vive na cidade de Burnley e trabalha como gerente de operações numa empresa de segurança. Ele sofreu a primeira parada durante o sono na noite do dia 9 de dezembro de 2016.

Kate Spence, esposa de Stephen, relatou à "BBC" que pensou que tivesse sido acordada pelo ronco do marido. Mas, depois de cutucá-lo e ver que ele não reagia, notou que o ruído acontecia porque o companheiro não conseguia respirar.

A família imediatamente acionou o socorro. Coube a Josh, 22 anos, filho mais velho do casal, receber por telefone as instruções de um operador sobre o processo de reanimação cardiorrespiratória (RCP no Brasil) e aplicá-lo no pai enquanto a ambulância não chegava.

Stephen logo foi encaminhado ao Royal Blackburn Teaching Hospital e ficou internado por dez dias. Neste período, precisou de outros 50 choques para que o coração voltasse a bater. “A equipe médica disse que eu era como se fosse um auxiliar de treinamento”, ri o gerente de operações.

Brincadeiras à parte, Ravi Singh, cardiologista do hospital, disse à publicação que é "extremamente raro" que alguém sofra tantas paradas cardíacas neste período de tempo. No caso de Stephen, elas aconteciam a cada vez que seu suporte vital era retirado.

Quando o quadro do gerente de operações, enfim, foi estabilizado, ele passou por uma operação em que foi colocado um mini desfibrilador em seu coração para ajudá-lo a levar uma vida normal. “O fato de a recuperação de Stephen ter sido tão boa realmente é notável”, afirma o médico.

Kate disse que o marido tinha uma vida "saudável e boa" e com "nenhum sinal de problemas cardíacos" até o episódio. Durante estes dez dias, porém, ele sofreu "todos os tipos de outras complicações por causa das paradas cardíacas", incluindo lesões cerebrais hipóxicas causadas pela falta de oxigênio no cérebro.

Stephen disse que mal consegue se lembrar dos momentos dramáticos que viveu no hospital. "É como se tivesse sido com outra pessoa”. De volta ao trabalho, ele orienta as pessoas que procurem ajuda médica assim que sentirem algo incomum.

“Me senti mal duas semanas antes, mas achei que era apenas azia ou indigestão. Se eu tivesse me consultado naquele estágio, talvez as coisas não fossem tão sérias”, conclui.

Um porta-voz da British Heart Foundation disse que o que aconteceu com Stephen Spence foi "muito incomum, mas não completamente inaudito".

De acordo com a fundação, uma parada cardíaca ocorre quando o coração de uma pessoa deixa de bombear sangue ao redor do corpo e ela para de respirar normalmente. Não é o mesmo que um ataque cardíaco, que é uma interrupção súbita do suprimento de sangue em parte do músculo cardíaco.