Topo

Ele comeu um prato apimentado e parou de ouvir. O que explica isso?

Ele comeu o "macarrão da morte" e achou que tinha ficado surdo - Reprodução/Youtube
Ele comeu o 'macarrão da morte' e achou que tinha ficado surdo Imagem: Reprodução/Youtube

André Carvalho

Do UOL, em São Paulo

23/08/2017 04h00

O chef britânico Ben Sumadiviria comeu o "macarrão da morte" na Tailândia e, por alguns minutos, parou de ouvir. Mesmo estando acostumado a comer pratos extremamente apimentados, a reação extrema do corpo foi algo assustador.

E por que isso ocorreu? Primeiramente, é preciso deixar claro que não era qualquer pimenta que o britânico comeu. O prato comido pelo britânico era feito com pimentas tailandesas do tipo olho-de-pássaro --45 vezes mais forte que a pimenta jalapeño na escala de Scoville.

"Isto foi definitivamente a coisa mais apimentada que já comi", disse ele, no vídeo. "Poucos segundos depois de prová-lo, eu estava suando e me sentindo mal".

Para o otorrinolaringologista Arnaldo Szajubok, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, não é comum o fato de pessoas perderam a audição, ainda que momentaneamente, por conta de ingestão de comidas apimentadas. "Não me lembro de um relato parecido", diz ele.

"Até porque nossas pimentas não são tão fortes quanto as tailandesas".

Ele acredita que a causa da surdez momentânea do chef britânico tenha sido causada por uma diminuição de fluxo sanguíneo na cóclea, parte auditiva do ouvido interno.

"Ele deve ter tido uma hipotensão, quando o indivíduo tem uma vasodilatação, uma alteração vascular. E isso gerou uma diminuição de fluxo sanguíneo na região interna da orelha, dando aquela sensação de pressão dentro do ouvido", diz Szajubok.

Ele ressalta que o britânico, no vídeo, após comer o macarrão, ficou "totalmente ruborizado, com uma situação de desconforto, de tontura".

Capsaicina, componente ativo das pimentas chili e altamente irritante

Componente ativo das pimentas, a capsaicina causa irritação em células, especialmente nas mucosas da boca, garganta, estômago e olhos. O corpo, para se proteger, produz lágrimas para formar uma barreira contra a capsaicina, bem como endorfina para inibir a transmissão da dor --o que pode deixar a boca dormente.

A garganta, além disso, está ligada à orelha pela tuba auditiva, ou Trompa de Eustáquio, e quando o corpo produz muco --o que pode acontecer com a ingestão de pimenta-- esta secreção pode chegar ao ouvido, bloqueando a capacidade de audição.

"Esta é a outra possibilidade, se houve uma produção de secreção ou até mesmo uma contratura muscular do palato, ele fica com uma sensação de ouvido tampado", diz  Szajubok.

A irritação causada pela pimenta, sugere ele, também pode ter estimulado o nervo trigeminal --composto pelos nervos oftálmico, mandibular e maxilar--, que também se conecta à cóclea. "Este estímulo muitas vezes acaba levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo para região dos tecidos que nutrem a cóclea".

Sumadiwiria já está restabelecido, gravando novos vídeos pelo mundo afora. Será que vai encarar outro 'macarrão da morte' por aí?