Topo

Soro e remédio para coração foram medicamentos mais consumidos, diz Anvisa

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

14/12/2017 14h40

Em 2016, 4,5 bilhões de remédios foram comercializados no Brasil, segundo o Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico, divulgado nesta quinta-feira (14) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O cloreto de sódio --popularmente conhecido como soro-- foi o medicamento mais consumido.

O segundo lugar do ranking foi ocupado pelo losartana, tipo de medicamento usado para o tratamento da insuficiência cardíaca e da hipertensão. A dipirona --usado para dor e febre-- apareceu na terceira colocação, seguido pelo cloridrato de metformina (para tratamento de diabetes tipo 2) e pelo paracetamol (também para dor e febre).

Entre os remédios mais vendidos também estão o anti-inflamatório nimesulida, o hidroclorotiazida (para tratamento da hipertensão arterial), o contraceptivo levonorgestrel, o ibuprofeno (indicado para processos reumáticos e traumas do sistema musculoesquelético) e a levotiroxina sódica (usado para o tratamento de hipotireoidismo). 

Medicamentos genéricos

Os medicamentos genéricos foram o tipo de produto mais comercializado pela indústria farmacêutica em 2016. De cada dez medicamentos vendidos, 3 eram genéricos --aqueles medicamentos com o mesmo princípio ativo dos de referência, mas com preços mais em conta. 

Das 4,52 bilhões de embalagens distribuídas, 1,46 bilhão foram da categoria de genéricos, o que representou 32,4% do total. Em segundo lugar, em termos de quantidade, ficaram os remédios similares, que são uma espécie de genéricos com “marca”, totalizando 1,42 bilhão de embalagens vendidas.

Em terceiro, ficaram os chamados medicamentos novos (925,71 milhões), seguidos dos específicos (494,5 milhões) e biológicos (213,2 milhões).