Enfermeira é presa por tentar matar quatro bebês no Rio de Janeiro

Do UOL em São Paulo

  • Kelly Lima/Eder Content/UOL

    Imagem ilustrativa mostra bebê em incubadora. Enfermeira responderá por crime doloso

    Imagem ilustrativa mostra bebê em incubadora. Enfermeira responderá por crime doloso

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na última quarta-feira (2) uma enfermeira de 41 anos suspeita de tentar matar quatro recém-nascidos em um hospital particular da Rede D'Or São Luiz, em Campo Grande, zona oeste da cidade. Simone Anjos dos Santos deve responder por crime doloso, com intenção de matar. 

Leia também:

De acordo com a DCAV (Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima), a enfermeira rompeu propositadamente os cateteres de quatro bebês que recebiam atendimento em incubadoras da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. Os quatro recém-nascidos sobreviveram.

Divulgação
Simone Anjos dos Santos, 41 anos
Depois de quebrar os cateteres, Simone prendia os equipamentos à porta de fechamento das incubadoras. O risco, diz a polícia, era de morte. "Eles foram expostos a riscos iminentes de hipoglicemia [a redução da glicose no sangue] e de contraírem infecção na corrente sanguínea relacionada ao cateter, que levariam à morte."

As investigações seguem em andamento. O próximo passo será ouvir as testemunhas para entender o que chamaram de "ritual adotado por Simone". As imagens registradas por uma câmera de segurança revelam que a enfermeira repetiu os mesmos procedimentos em todos os casos.

Em nota, a Rede D'Or São Luiz afirma que "não houve qualquer dano ou consequência aos pacientes em decorrência do reportado" e que o hospital segue "rígidos protocolos de segurança". A unidade informou ainda que afastou "imediatamente e de modo preventivo a profissional em questão e em seguida comunicado a situação às autoridades policiais competentes para a devida averiguação e providências".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos