Pacientes encontram ratazana em hospital público de Brasília

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL, em Brasília

Pacientes internados no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no Distrito Federal, encontraram uma ratazana no quarto no último domingo (13). O caso foi registrado em vídeo pelo celular de um dos pacientes.

As imagens também mostram um armário desativado com restos que, para os pacientes, seriam de fezes de rato. Um buraco no forro do teto, feito pela equipe de manutenção para reparar um vazamento, teria servido de passagem do animal à ala de cardiologia, onde seis pacientes estavam internados.

Veja também:

Um suporte de metal para soros foi utilizado por um dos pacientes para imobilizar o animal. Após o episódio, os internados foram transferidos para outra enfermaria.

Ao UOL, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal classificou o episódio como "um caso isolado" e disse que faria reparo do forro nesta segunda-feira. A pasta também afirmou que o HRT passou por desratização em 16 de março e que o serviço será executado novamente em junho. .

"A equipe de limpeza faz a manutenção diária em todas as áreas do hospital, com recolhimento de lixo e de restos de alimentos que possam atrair insetos e ratos", diz a nota.

Ratos em outro hospital

Este não é o primeiro registro de ratos em hospitais públicos no Distrito Federal. Em 2016, funcionários flagraram um roedor no quinto andar do Hospital de Base, o maior da rede pública da capital do país. Na época, o governo disse que os animais estavam fugindo do veneno da desratização.

Ano passado, no mesmo hospital, pacientes registraram dois roedores saindo da parede. A Secretaria de Saúde disse se tratar de área externa, "que sofre interferência do Setor Comercial Sul, onde, além do comércio, moradores de rua deixam restos de alimento e entulho espalhados na rua."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos