Sarampo: Passa de mil o número de casos no Brasil, diz Ministério da Saúde
Já passa de mil o número de casos confirmados de sarampo neste ano no Brasil. Segundo relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, são 1.053 até o dia 1º de agosto.
A maioria das confirmações ocorreu no Amazonas (742) e em Roraima (280), onde os surtos se devem à importação do vírus. "Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, o mesmo que circula na Venezuela", diz o ministério. Os casos investigados no Amazonas chegam 4.470, enquanto, em Roraima, são 106.
Leia também:
Outros cinco estados também confirmaram casos de sarampo: Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Pará (2), São Paulo (1) e Rondônia (1). Todos relacionados à importação do vírus, afirma a pasta.
Desde 2001, não há registros de transmissão autóctone (quando acontece dentro do território). Entre 2013 e 2015, houve surtos de casos também importados. Na ocasião, a maioria das 1.310 ocorrências foi em Pernambuco e no Ceará.
Campanha de vacinação
Entre o dia 6 e 31 de agosto, a campanha de vacinação de 2018 terá o objetivo de imunizar 11,2 milhões de crianças contra o sarampo e a poliomielite.
O público-alvo é crianças entre 1 e 5 anos, que podem receber a vacina mesmo se já foram imunizadas anteriormente, desde que não tenham feito isso nos últimos 30 dias.
Essas campanhas acontecem de quatro em quatro anos, mas este ano ela é ainda mais importante em razão da volta da circulação do sarampo em território nacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.