Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministério da Saúde lança ferramenta contra fake news sobre coronavírus

28.jan.2020 - Clientes fazem fila em Hong Kong para comprar máscaras faciais com medo do coronavírus - Tyrone Siu/Reuters
28.jan.2020 - Clientes fazem fila em Hong Kong para comprar máscaras faciais com medo do coronavírus Imagem: Tyrone Siu/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/02/2020 19h49

O Ministério da Saúde e o Twitter Brasil estão atuando para evitar a disseminação de fake news sobre o novo coronavírus, que já deixou mais de 300 mortos em todo o mundo. Agora, o usuário que buscar informações sobre a doença na rede social receberá uma notificação para acessar o site do ministério.

"O Ministério da Saúde e o Twitter Brasil se unem para combater notícias falsas sobre o coronavírus. Agora, quem buscar sobre a doença aqui no Twitter vai receber uma notificação para acessar o site do Ministério da Saúde, com informações oficiais, atualizadas e confiáveis", escreveu a pasta no Twitter.

Quem digitar "coronavírus" ou "novo coronavírus" no campo de busca do Twitter verá a seguinte mensagem: "Para garantir que você tenha as melhores informações sobre o novo coronavírus, recursos do Ministério da Saúde estão disponíveis".

Abaixo, há dois links: o "Saiba mais" redireciona o usuário para a página oficial do Ministério da Saúde sobre o coronavírus; o "Ministério da Saúde", por sua vez, leva ao perfil do órgão no Twitter.

A ideia é que os usuários de internet evitem acessar e compartilhar informações falsas sobre a epidemia. Na China, oito pessoas foram presas por espalhar fake news sobre o coronavírus no WeChat, rede social mais popular no país.