Topo

Coronavírus: lista de alerta é ampliada e inclui EUA e países europeus

28.fev.2020 - Preocupada com coronavírus, turista usa máscara de proteção perto do Coliseu, em Roma, uma das principais atrações turísticas da Itália - Andreas Solaro/AFP
28.fev.2020 - Preocupada com coronavírus, turista usa máscara de proteção perto do Coliseu, em Roma, uma das principais atrações turísticas da Itália Imagem: Andreas Solaro/AFP

Felipe Amorim e Marcelo Oliveira

Do UOL, em Brasília, e do UOL, em São Paulo

03/03/2020 18h04Atualizada em 03/03/2020 21h38

Resumo da notícia

  • Lista crescerá por conta de aumento de países onde foi registrada transmissão local
  • Espanha, Reino Unido, Noruega, Suíça, Holanda, Croácia devem integrar lista
  • Grécia, Finlândia, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá e Equador também serão incluídos
  • Viajantes devem procurar serviço de saúde apenas se tiverem febre e tosse ou dificuldade de respirar

O Ministério da Saúde ampliou na noite de hoje a lista de países utilizada para identificar casos suspeitos de coronavírus, que agora inclui os Estados Unidos. Também foram incluídos mais países europeus. O número de países na lista monitorados pelo Brasil subiu de 16 para 27. A informação havia sido antecipada pelo UOL no fim da tarde de hoje.

A medida, segundo o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, é justificada pelo aumento no número de países onde foi registrada a transmissão local do vírus. No Brasil, os dois casos confirmados até o momento contraíram o vírus em viagens à Itália.

São considerados suspeitos os casos de pacientes que apresentem febre e sintomas respiratórios além de terem viajado nos últimos 14 dias a algum dos países em que já ocorre transmissão local do vírus, ou que tenham entrado em contato com casos suspeitos ou confirmados da doença.

Atualmente constam na lista de alerta do Ministério da Saúde 14 países com transmissão local: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.

Filipinas e Camboja também estão na lista do Ministério da Saúde, pois, apesar de não terem transmissão local, estão na região mais afetada pelo novo coronavírus.

Foram incluídos mais 12 países à lista do MS de locais onde já ocorre transmissão local: Espanha, Reino Unido, Noruega, Suíça, Holanda, Croácia, Grécia, Finlândia, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá e Indonésia, conforme a lista da Organização Mundial da Saúde.

O Ministério da Saúde estuda incluir na lista também o Principado de San Marino, país cujo território fica inteiramente dentro da Itália.

Com isso, pacientes que apresentem febre, aliada a algum sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar, e tiverem feitos viagens recentes a algum desses 27 países deverão ser considerados como casos suspeitos.

A orientação do Ministério da Saúde para quem chegou desses países a menos de 14 dias é procurar as unidades de saúde apenas se surgirem os sintomas de febre acompanhada de tosse ou dificuldade para respirar.

Pacientes que apresentam esses mesmos sintomas e que tiveram contato com algum outro paciente considerado um caso suspeito ou confirmado também devem procurar atendimento médico.

Pacientes que não apresentam todos esses sintomas ou não estiveram em países com transmissão interna do coronavírus, e também não entraram em contato com casos suspeitos, não têm necessidade de procurar o sistema de saúde se estiverem apenas com um quadro leve de gripe.

Com a ampliação da lista, Ministério da Sáude espera que aumente o número de casos suspeitos.

"Vai aumentar muito o número de casos suspeitos. O número de pessoas que viajam aos Estados Unidos é muito maior do que aos países que estavam relacionados até hoje. Além disso, estamos incluindo a quase totalidade dos países europeus", disse Gabbardo.

Hoje o Ministério da Saúde informou que subiu para 488 o número de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil.

O número de casos confirmados de covid-19 no Brasil não se alterou e continua em dois pacientes, ambos diagnosticados em São Paulo após viagens à Itália.

Nos últimos dias, o número de casos suspeitos vem aumentando. Eram 207 no sábado (29) e de 255 no domingo (1º). Ao mesmo tempo, foram descartados 240 casos.

São Paulo lidera o número de casos suspeitos, com 130 pacientes, seguido pelo Rio Grande do Sul com 82.

No mundo, a maior parte dos casos se concentra na China. São 80.174 casos confirmados da doença no país asiático, ante 8.774 casos confirmados em outros 63 países.

Já foram registradas 2.915 mortes decorrentes da infecção na China, e 128 mortes ligadas ao vírus nos outros países. A taxa de letalidade global é de 3,4% dos casos.

Como se prevenir

O ministério da Saúde elencou seis medidas para prevenção em relação ao novo coronavírus no Brasil:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou respirar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
  • Evite tocar olhos, nariz, e boca com as mãos não lavadas; ao tocar, lave sempre as mãos, como já indicado;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.