Topo

Esse conteúdo é antigo

Cinco pessoas estão curadas da covid-19 no Espírito Santo

Lucas Rezende

Colaboração para o UOL, no Espírito Santo

22/03/2020 19h06

Cinco pessoas que residem no Espírito Santo e contraíram covid-19 já são consideradas curadas, segundo informações passadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Um desses pacientes é uma mulher, de 37 anos, que havia viajado para a Europa por 10 dias, passando pela Itália.

Ainda segundo a secretaria, esses cinco pacientes curados constam no levantamento de 26 casos registrados no estado divulgado hoje pelo Ministério da Saúde. Dos 21 pacientes ainda infectados, 15 estão em isolamento residencial e seis estão internados - sendo um paciente em UTI. 974 casos são considerados suspeitos - aqueles em que o paciente aguarda retorno do exame.

Para tentar evitar a escalada de casos no Espirito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) pediu a ida do Exército e do Corpo de Bombeiros às ruas. Desde hoje, 200 homens da caserna já estão nas principais vias do estado para evitar a circulação de pessoas. Uma das principais preocupações do governo são com as praias, em que ainda é possível encontrar muitas pessoas se exercitando nos calçadões e tomando sol nas faixas de areia.

Estão proibidas reuniões com mais de 100 pessoas. As que respeitam essa quantidade, precisam acontecer em locais que possuam capacidade três vezes maior. Igrejas só podem receber até 50 fiéis para celebrações.

Os shoppings, museus, boates, cinemas e o comércio - exceto serviços essenciais - estão fechados. Restaurantes só funcionam até 16h. As aulas na rede estadual e particular de ensino estão suspensas, assim como nas universidades públicas e privadas.

Casagrande vai encaminhar para a Assembleia Legislativa (Ales) na próxima semana um pedido para que os deputados estaduais decretem estado de calamidade pública no Espírito Santo. Também na próxima semana, o secretário de saúde Nésio Fernandes espera que sejam confirmados os primeiros casos de contaminação comunitária - o que vai demandar novas medidas sanitárias do governo.