Topo

Esse conteúdo é antigo

Osasco decreta quarenta e suspensão do pagamento de dívidas com o município

Diagnóstico do novo coronavírus inclui análise de laboratório, avaliação clínica e exame de imagem - BSIP
Diagnóstico do novo coronavírus inclui análise de laboratório, avaliação clínica e exame de imagem Imagem: BSIP

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 16h47

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, decretou hoje quarentena na cidade para evitar a "possível contaminação ou propagação do coronavírus" até o dia 7 de abril. O pagamento de dívidas com o município também estará suspenso, por 90 dias.

Estão suspensos o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, especialmente em casas noturnas, shoppings, galerias e estabelecimentos congêneres, academias e centros de ginástica.

A medida ainda determina o fim do consumo local em bares, restaurantes, lojas de conveniência, padarias e supermercados, sem prejuízo dos serviços de entrega ("delivery") e "drive thru".

Por fim, a recomendação é que a circulação de pessoas em Osasco se limite às necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e exercícios de atividades essenciais.

O que abre

A quarentena não se aplica a hospitais, clínicas, hospitais veterinários e clínicas veterinárias, clínicas odontológicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis.

Hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, assim como os serviços de entrega ("delivery") e "drive thru" de bares, restaurantes e padarias também estão liberados.

O abastecimento é outra área considerada fundamental, por isso transportadoras, postos de combustíveis e derivados, distribuidoras de gás, armazéns, oficinas de veículos automotores e borracharias seguirão funcionando, assim como serviços de segurança privada.

Dívida do município e fiscalização

Outra decisão do prefeito Rogério Lins é a suspensão, por 90 dias, o pagamento das dívidas do município, para tentar "mitigar as consequências econômicas da pandemia da covid-19".

O prefeito ainda declarou que vai colocar nas ruas fiscais para intensificar a retirada de todo comércio ilegal na cidade e lacrar os estabelecimentos que insistirem em descumprir o quanto determinado neste Decreto.