Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: alunos apresentam sintomas após universidade ignorar recomendação

EUA foi o primeiro país do mundo a registrar mais de 100 mil pessoas infectadas - Cindy Ord/AFP
EUA foi o primeiro país do mundo a registrar mais de 100 mil pessoas infectadas Imagem: Cindy Ord/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/03/2020 14h52

Alguns alunos da Universidade Liberty, nos Estados Unidos, começaram a apresentar sintomas da covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. As suspeitas surgem após a instituição de ensino ter decidido manter seu campus aberto e ignorado as recomendações de suspensão das atividades para conter a propagação do vírus.

Segundo Dr. Thomas W. Eppes Jr., diretor de serviços de saúde estudantil da universidade, que fica no estado da Virgínia, dos 11 estudantes que estão doentes, três foram enviados para hospitais locais para testes, de acordo com informações do New York Times.

Pelo menos um deles foi confirmado com a covid-19, o outro deu negativo e o terceiro ainda aguarda o resultado. Eppes Jr. defendeu que a contaminação foi feita fora do campus. Os demais foram orientados a permanecerem em auto-isolamento.

Após o fim das férias de primavera, o presidente da universidade, Jerry Falwell Jr., decidiu reabrir o campus na semana passada. Em torno de 1.900 alunos voltaram para as suas residências estudantis.

A Universidade virou alvo de críticas pelo fato de que Falwell Jr. havia garantido que cumpriria as diretrizes da Prefeitura e que fecharia o campus para praticamente todos os alunos— apenas estudantes estrangeiros e quem não tivesse para onde ir poderia permanecer no local. No entanto, mudou de ideia, segundo a reportagem.

A decisão preocupou os moradores da região. Alunos e funcionários também se mostraram com medo de voltar as suas atividades.

Em resposta às críticas, Falwell Jr. ressaltou que a universidade monitora a contaminação pelo novo coronavírus no campus e que vai notificar a comunidade, conforme exigido por lei, caso algo seja registrado.

Nesta segunda-feira, o Departamento de Saúde da Virgínia informou que a região possuía 1.020 casos da covid-19 e 25 mortes, de acordo com informações do site Business Insider.

Principais sintomas da covid-19