Topo

Covid-19: Ministério da Saúde não sabe quantos testes foram feitos no país

Ministério da Saúde informa apenas o número de testes distribuídos aos estados - EPA
Ministério da Saúde informa apenas o número de testes distribuídos aos estados Imagem: EPA

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/04/2020 17h38

Resumo da notícia

  • "Não dispomos dessa informação no momento", disse o Ministério da Saúde, ao ser questionado sobre o total de exames de fato feitos no país
  • Só há dados sobre o número de testes distribuídos aos estados
  • Países como Coreia do Sul, Alemanha, Estados Unidos e Itália têm mantido o controle de quantos testes para covid-19 são realizados

O Ministério da Saúde não sabe quantos testes para coronavírus foram realizados até agora no Brasil. A informação foi dada pela pasta, quando questionada pela reportagem do UOL sobre o total de exames de fato feitos no país, para se chegar ao número de infectados pela covid-19 atualmente. A resposta da assessoria foi: "Não dispomos dessa informação no momento".

Só há dados sobre o número de testes distribuídos aos estados — são de dois tipos, os testes rápidos e os de RT-PCR, feitos com amostragem de sangue e mais precisos.

Países como Coreia do Sul, Alemanha, Estados Unidos e Itália têm mantido o controle de quantos testes para covid-19 são realizados, com o número de resultados positivos e negativos. Especialistas apontam como uma das principais estratégias de combate ao coronavírus a realização de testes em massa.

Até agora, o Ministério da Saúde informou ter distribuído 54 mil exames de biologia molecular (RT-PCR) para os estados. Desde o dia 1º de abril, foram distribuídos outros 500 mil testes rápidos e com menor precisão, mas que conseguem obter resultados em um espaço de tempo mais curto.

O objetivo da pasta é, no final, chegar a um total de 14,9 milhões de exames do tipo RT-PCR no Brasil — esses testes mais precisos ainda estão sendo adquiridos.

Mas, no momento, o ministério só divulga os números de infectados e de mortes pelo coronavírus. Não são informados os números de casos suspeitos, nem de testes que esperam resultados e nem o total de exames realizados. Ou seja, é impossível saber qual a porcentagem de pessoas infectadas dentro da amostra completa de quem fez o teste.

Só o estado de São Paulo chegou a acumular 16 mil testes à espera de resultado, por causa da lentidão para realizá-los.

Um dos países a fazer esse tipo de monitoramento é os EUA. A nação norte-americana registra que 18,7% dos exames deram positivo para a covid-19. Foram realizados mais de um milhão de exames no país, com um total de 242 mil positivos, segundo o COVID-Track, projeto do país que reúne dados de autoridades públicas.