Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: 3 em 4 hospitais nos EUA já atendem infectados, diz relatório

3.abr.2020 - Equipe médica prepara paciente infectado pelo novo coronavírus no aeroporto de Orly, região de Paris - Geoffroy van der Hasselt/AFP
3.abr.2020 - Equipe médica prepara paciente infectado pelo novo coronavírus no aeroporto de Orly, região de Paris Imagem: Geoffroy van der Hasselt/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/04/2020 11h56

A cada quatro hospitais dos Estados Unidos, três já estão atendendo pacientes com o novo coronavírus, segundo um relatório federal divulgado hoje pela agência de notícias Associated Press. O documento se baseia em uma pesquisa feita por telefone pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos com 323 hospitais no país, entre os dias 23 e 27 de março.

Os dados da agência de vigilância indicam problemas em cascata nessas instituições, como testes insuficientes para detectar o vírus, escassez de equipamentos de proteção e de respiradores, e funcionários exaustos e apreensivos com sua própria segurança.

"Tem um tipo de efeito dominó", diz Ann Maxwell, inspetora-assistente no Departamento de Saúde e Serviços Humanos. "Esses desafios se desenrolam uns contra os outros e exacerbam a situação. Há um efeito em cascata".

Os EUA têm 6.000 hospitais. Dos 323 hospitais da pesquisa, 117 relataram que estavam tratando um ou mais pacientes com covid-19 confirmada, enquanto 130 disseram que estavam tratando um ou mais pacientes com suspeita de ter a doença.

As infecções suspeitas são tratadas da mesma forma, devido às incertezas em torno dos testes. Apenas 32 hospitais disseram que não estavam tratando nenhum paciente com covid-19 confirmado ou suspeito. Outros 44 hospitais não forneceram essa informação.

"Os hospitais relataram que suas maiores dificuldades estão centradas em testar e cuidar de pacientes com confirmação ou suspeita de covid-19 e manter o staff seguro", informa o relatório.

"É provável que cada hospital nos EUA tenha que lidar com isso", diz Maxwell.

Maxwell afirma que o objetivo do relatório é descrever as dificuldades enfrentadas pelos hospitais. Ela disse que a principal conclusão é que problemas diferentes, geralmente abordados individualmente, estão se acumulando para travar todo o sistema.

Um exemplo disso é a falta de testes e a demora nos resultados dos que estão sendo feitos, que obrigam os hospitais a manter por tempo mais longo em internação aqueles que não têm confirmação. Isso representa o uso desnecessário de leitos e de equipamentos de proteção como máscaras, luvas e protetores faciais, já que médicos e enfermeiros devem assumir que pacientes com sintomas de doença respiratória podem ter covid-19.

"Os profissionais de saúde sentem que estão em guerra agora", disse um administrador de hospital na cidade de Nova York aos investigadores que preparam o relatório. Eles "estão vendo pessoas na faixa dos 30, 40, 50 anos morrendo. Isso tem um grande impacto emocional".

"Na verdade, é um desafio nacional, não apenas para os principais hospitais, mas em todo o país", disse Maxwell. Os hospitais rurais são também vulneráveis devido a um número limitado de leitos e equipes menores.

Falta de equipamentos faz hospitais improvisarem

Como definir prioridades para o uso de aparelhos respiratórios que podem manter o paciente vivo é uma das perguntas mais preocupantes. Hospitais da Louisiana a Nova York e Michigan já estão enfrentando uma escassez projetada, informou a AP na semana passada.

"O governo precisa fornecer diretrizes sobre ética se os recursos de saúde forem limitados e forem necessárias decisões sobre quais pacientes tratar", disse um funcionário do hospital no Condado de Broward, na Flórida. "Os médicos são responsáveis por suas decisões se isso acontecer?"

Muitos hospitais estão improvisando suas próprias soluções. Alguns tentaram a compra de máscaras em salões de beleza devido à escassez de equipamentos de proteção individual. Outros têm tentado fazer seu próprio desinfetante para as mãos misturando gel de ultrassom com álcool de destilarias locais.

"Estamos lançando pela janela todas as nossas melhores práticas de proteção individual", disse um administrador de hospital no oeste do Texas aos pesquisadores. "Isso vai se voltar contra nós".

Coronavírus liga alerta pelo mundo