Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil registra 115 mortes de covid-19 em um dia e total chega a 2.462

18.abr.2020 - Instalações dos novos leitos para paciente diagnosticados com o novo coronavírus no Hospital Municipal da Bela Vista, no centro de São Paulo - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
18.abr.2020 - Instalações dos novos leitos para paciente diagnosticados com o novo coronavírus no Hospital Municipal da Bela Vista, no centro de São Paulo Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo e Brasília

19/04/2020 17h12

O número de mortes provocadas pelo coronavírus subiu para 2.462, segundo informou hoje o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registradas 115 mortes.

De acordo com o governo, o número total de infectados no país é de 38.654, com mais de 2 mil novos casos confirmados desde ontem.

A taxa de letalidade, percentual de mortes em relação ao total de pacientes contaminados, é de 6,4%, levando em consideração apenas os dados oficiais.

Subnotificação

Como há um problema de subnotificação na coleta de dados, é provável que o número de vítimas seja ainda maior.

Desde o início da pandemia da covid-19, o ministério tem somado com atraso os óbitos decorrentes da doença. Isso ocorre porque a real causa da morte só é confirmada após exames laboratoriais, o que cria um gargalo estatístico.

A pedido do UOL, o Observatório Covid-19 BR elaborou um estudo, que apontou que o país pode ter ao menos o dobro de mortes em comparação aos números oficiais divulgados pelo governo federal.

O grupo, que reúne pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, chegou a calcular que, em um cenário mais pessimista, o número pode ser até nove vezes acima do dado oficial.

O levantamento considera justamente a demora entre as ocorrências das mortes e a entrada delas nas estatísticas do governo.

Para fazer a análise, o grupo levou em consideração os dados disponibilizados em 13 dias, entre 29 de março e 15 de abril. O estudo observou as atualizações de mortes em cada dia.

Ontem, o UOL também mostrou que há mais de 1.200 mortes sendo investigadas pelas secretarias estaduais de Saúde com suspeita de covid-19. Só em São Paulo, são 787 mortes com esta suspeita.

Ceará prorroga quarentena

O governo do Ceará deverá anunciar até amanhã (20) a prolongação da quarentena no estado, onde há mais de 3.000 casos de pessoas com o novo coronavírus.

O Ceará só fica atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro na quantidade de infectados pela covid-19 no país.

A validade do decreto sobre o isolamento social no estado termina nesta segunda (20), mas o governador Camilo Santana (PT) anunciou em suas redes sociais que a determinação será renovada.

Santana, porém, não disse por mais quanto tempo. Segundo apurou o UOL, decreto deverá ter mais 15 dias de validade. Medidas de isolamento no estado valem desde 20 de março.

"Estou definindo com nossa equipe de especialistas por quanto tempo mais essas medidas de distanciamento social vão continuar em nosso estado", escreveu. "Vidas em primeiro lugar. Sempre."