Topo

Esse conteúdo é antigo

Hospital de campanha Lagoa-Barra é inaugurado hoje no Rio; serão 200 leitos

Hospital de campanha Lagoa-Barra, no Rio, iniciará operações a partir das 18h de hoje - Divulgação
Hospital de campanha Lagoa-Barra, no Rio, iniciará operações a partir das 18h de hoje Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/04/2020 08h03

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o governo do Rio de Janeiro anunciou a inauguração do primeiro hospital de campanha dedicado exclusivamente a pacientes do SUS infectados por covid-19.

O Hospital Lagoa-Barra, construído em 19 dias em um terreno próximo ao 23° BPM (Leblon), iniciará as atividades hoje a partir das 18h recebendo pessoas encaminhadas pelo sistema de saúde local.

Nos primeiros dias, 30 leitos (sendo 10 de UTI) serão disponibilizados ao público. A estimativa é que o número chegue a 200 (metade no sistema de UTI).

Segundo o governo, o hospital funcionará por quatro meses e teve todo o seu investimento partindo da iniciativa privada. A Rede D'Or será responsável pela operação do Lagoa-Barra.

O local terá tomografia digital, radiologia convencional, aparelhos de ultrassom e ecocardiograma e laboratório de patologia clínica.

O governo estadual estima que o próximo hospital do tipo a ser inaugurado deverá ser o do Maracanã. O local vai abrigar 400 leitos, 80 deles de UTI, nos primeiros dias de maio.