Topo

Forças Armadas têm 34 contaminados por dia pela covid-19; em um mês, 1.034

Oficial do Exército e membro do Batalhão de Defesa Biológica e Radiológica Nuclear conversam em demonstração de táticas para combater o coronavírus - PILAR OLIVARES/REUTERS
Oficial do Exército e membro do Batalhão de Defesa Biológica e Radiológica Nuclear conversam em demonstração de táticas para combater o coronavírus Imagem: PILAR OLIVARES/REUTERS

Cleber Souza

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 18h43Atualizada em 29/04/2020 18h44

Cerca de 1.097 militares das Forças Armadas, incluindo Exército, Aeronáutica e Marinha, testaram positivo para a covid-19. Em março, eram 63 casos confirmados de coronavírus. Nos últimos 30 dias, 1.034 tiveram diagnóstico positivo para a doença, um aumento de 1.641% em todo o país.

Levantamento feito pelo UOL contabilizou 34 novos casos confirmados por dia. Os dados obtidos com exclusividade pela reportagem nesta tarde, apontam que cinco profissionais morreram pelo novo coronavírus, e 346 estão recuperados da doença.

Segundo o Ministério da Defesa, os casos suspeitos estão sendo avaliados e, caso algum militar apresente sinais de covid-19, ele será afastado de suas funções e isolado.

Para enfrentar a pandemia de coronavírus no país, mais de 29 mil militares, entre homens e mulheres, estão atuando na Operação Covid-19 desde 20 de março.

Criada para tentar evitar a propagação do vírus, a missão é desenvolvida em todos os 26 estados do país, além do Distrito Federal, com características e necessidades diferentes. Desde a doação de alimentos até a higienização de ruas são trabalhos desenvolvidos nesta operação.

Em nota, o Ministério da Defesa afirma ainda que a saúde dos militares que estão empenhados nessa missão é importante para o compromisso com o país.

"A preocupação com a preservação da saúde dos militares assegura que as Forças Armadas possam continuar a cumprir sua função e seu compromisso com a nação", diz a nota.