Topo

Esse conteúdo é antigo

ACM Neto prevê colapso do sistema da saúde de Salvador em 10 dias

16.mar.2018 - ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador, em entrevista ao UOL - Max Haack/Secom-Salvador
16.mar.2018 - ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador, em entrevista ao UOL Imagem: Max Haack/Secom-Salvador

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 15h56

O prefeito de Salvador, ACM Neto, prevê que a saturação dos leitos clínicos destinados a atender pacientes infectados pelo novo coronavírus aconteça em um prazo de dez dias. Na prática, pela projeção da prefeitura, no dia 14 de maio haverá um déficit de 25 leitos clínicos para receber pacientes com a covid-19.

Em coletiva transmitida pelas redes sociais hoje, o prefeito também afirmou que a capital baiana dispõe de 933 leitos, sendo 444 clínicos com ocupação de 34%; e 428 de UTI, com ocupação de 27%.

"A taxa de internação nos leitos clínicos é de 15% dos casos confirmados. O tempo médio de permanência foi de sete dias. Então, mantendo essa taxa de internação e tempo de permanência, teremos uma saturação no dia 14, daqui dez dias. Estamos correndo. Conseguimos no Prohope novos leitos clínicos. Tudo está sendo feito. Hoje tenho uma nova reunião com o governador e com o secretário de Saúde do estado. Estamos fazendo todo o possível para ofertar novos leitos. Não posso deixar de mostrar o risco que corremos de uma saturação", disse.

Já em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, a previsão de saturação é para o dia 20 de maio.

"Nos leitos de UTI, a previsão é para o dia 20 de maio, faltariam seis leitos caso a taxa continue sendo essa. A gente tem como parâmetro que 5% dos pacientes necessitam de terapia intensiva. E permanecem 14 dias ocupando um leito. Isso nos levaria a um colapso no dia 20 de maio", afirmou Neto.

"Estamos no dia 4 de maio, sete novos óbitos por dia, a média é de 6 a 8. No dia 20 de maio, a perspectiva é que tenhamos de 22 a 26 novos óbitos por dia, só de Covid-19. Se o gráfico for até junho, teremos quase 900 óbitos acumulados, 74 óbitos por dia em 5 de junho. Não estamos trabalhando ainda com essa projeção. Estamos trabalhando com a projeção até 20 de maio. 279 a 329 óbitos em 20 de maio", contextualizou o prefeito.

Durante a coletiva, ACM Neto também ressaltou a necessidade da preservação das medidas de isolamento social, das restrições de atividades e da conscientização da população de que é preciso ficar em casa, e anunciou que as restrições nas atividades da cidade serão mantidas até o dia 18 de maio.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, a Bahia tem 3495 casos de covid-19 e 123 mortes causadas pela doença.