Topo

Lockdown começa no MA e prevê bloqueio nas ruas e declaração para circular

Máscaras e respiradores chegam ao Estado do Maranhão - Divulgação/Governo do MA
Máscaras e respiradores chegam ao Estado do Maranhão Imagem: Divulgação/Governo do MA

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

05/05/2020 04h00

Governos do estado e municipais da Ilha de São Luís (MA) colocam em prática um plano para fazer cumprir o lockdown determinado pela Justiça e em vigor desde à 0h de hoje.

Ao todo foram definidos 22 pontos de bloqueio, com atuação de todo efetivo da PM (Polícia Militar) e agentes de segurança comunitária das prefeituras dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

O principal ponto de bloqueio será na entrada e saída da Ilha na BR-135. Lá, uma barreira policial será montada na altura do posto policial já existente. Os militares só devem deixar passar veículos de carga ou com profissionais da saúde e segurança, além de pacientes.

"Fizemos várias reuniões para avaliar como seriam os sistemas de segurança e transporte, com a participação de todos esses municípios. Montamos uma série de composições de atuações conjuntas, e tenho convicção que será o plano implantado com êxito", conta o chefe da Casa Civil do Estado, Marcelo Tavares.

Na área de segurança, a PM terá pontos de bloqueio nas principais vias de São Luís durante todo o dia e parte da noite. Os carros serão abordados, e só poderá transitar quem tiver uma declaração que demonstre necessidade de circulação. Aglomerações de pessoas não serão permitidas.

Já as prefeituras farão uma fiscalização dos demais pontos das cidades. "Nós fizemos um modelo de autodeclaração por escrito que vamos cobrar ao abordarmos quem transita. A ideia é que se faça de fato um fechamento. Este primeiro dia será ainda de adaptações, mas vamos fazer valer", afirma Tavares.

Outra medida será a fiscalização nos pontos de ônibus, onde só será permitido a circulação com máscara, e nenhum veículo poderá estar nas ruas com passageiro em pé. O terminal de navegação de ferryboat será fechado, e o número de viagens será limitado a quatro apenas para atender as pessoas que precisam viajar de forma justificada.

"Uma coisa que nós nos preocupamos sempre é que todos os veículos de carga terão livre trânsito. Não haverá desabastecimento, e os supermercados estarão abertos", garante.

Os bancos e lotéricas também ficam abertos, mas devem os protocolos fixados pelas autoridades sanitárias, como distância entre as pessoas, uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos funcionários, higienização das superfícies, dentre outros. O aeroporto de São Luís também funcionará.

Multa e interdição

Para quem descumprir o decreto serão aplicadas advertências, multas e interdição parcial ou total do estabelecimento.

Responsável pela decisão de lockdown, o juiz Douglas Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís (MA), disse que acredita que as novas medidas vão reduzir a circulação de pessoas.

Acho que a cidade vai ter um nível de adesão muito grande. As pessoas estão conscientes. Como a minha decisão teve muita repercussão, teve-se a possibilidade de esclarecer melhor o assunto. O nível de discussão foi muito bom, ninguém deixou de saber. Nas redes sociais só se falou disso"

Também ontem, o magistrado revelou ao UOL que recebeu ameaça de morte por conta da decisão e que levou o caso à polícia para investigação.