Topo

Esse conteúdo é antigo

Pesquisa aponta que confiança nos cientistas cresceu durante a pandemia

12mar.2020 Enfermeiras do NHS esperam o próximo paciente em um passeio pelo local de testes do coronavírus/covid-19 em um estacionamento em Wolverhampton, Inglaterra/Reino Unido. - Christopher Furlong/Getty Images
12mar.2020 Enfermeiras do NHS esperam o próximo paciente em um passeio pelo local de testes do coronavírus/covid-19 em um estacionamento em Wolverhampton, Inglaterra/Reino Unido. Imagem: Christopher Furlong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 09h52

Uma pesquisa feita no Reino Unido mostrou que a confiança das pessoas nos cientistas cresceu durante a pandemia do coronavírus no país.

Cerca de 64% dos entrevistados disseram ao Open Knowledge Foundation, instituto responsável pela pesquisa, que estão mais abertos a ouvirem orientações de cientistas e pesquisadores.

Desses, 31% se consideram muito abertos a ouvir especialistas e os outros 33% estão um pouco mais abertos para os conselhos de cientistas.

Por outro lado, apenas 5% responderam que é menos provável que escutem especialistas neste momento.

A pesquisa também descobriu que pelo menos 51% das pessoas entrevistadas viram fake news sobre o coronavírus nas redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter.

Em geral, o conteúdo falso fazia relações entre a doença e a rede de telefonia 5G.

Os britânicos também querem mais acesso aos dados. Cerca de 97% dos 1007 entrevistados pela pesquisa disseram que gostariam de ter acesso aos dados que o governo britânico usa para formular as políticas de combate ao coronavírus.