Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de SP se prepara para realizar até 400 enterros por dia

Novas covas abertas no cemitério da Vila Formosa na Zona Leste de São Paulo - Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Novas covas abertas no cemitério da Vila Formosa na Zona Leste de São Paulo Imagem: Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

05/05/2020 21h21

A Prefeitura de São Paulo organizou um plano para ampliar os serviços funerários da capital paulista durante a pandemia de coronavírus. A estimativa é que, diante do aumento de casos e mortes, até 400 enterros possam ser realizados diariamente na cidade.

Ao longo dos últimos dias, o Diário Oficial do Município vêm publicando decretos com medidas emergenciais para ampliar os serviços funerários. As determinações são parte de um plano de contingenciamento que conta com R$ 39.402.176 de crédito suplementar.

O plano foi dividido em duas fases. A primeira prevê até 400 enterros por dia, quantidade acima da média registrada pelo Serviço Funerário Municipal. Segundo o órgão, são 240 sepultamentos por dia entre a primavera e o verão, enquanto meses de outono e inverno podem registrar até 300 enterros.

Nesta fase, já colocada em prática, a Prefeitura flexibilizou o monopólio de serviços funerários — normalmente realizados pela gestão municipal — e ampliou a prestação para empresas privadas. A medida visa otimizar os serviços "para que não sofram interrupções decorrentes da pandemia de coronavírus".

Ainda, o plano inclui a locação de torres de iluminação para manter os cemitérios em funcionamento 24 horas por dia, contratação de 220 coveiros, abertura de mais de 13 mil valas, compra de novas urnas e mantos protetores, além de novas retroescavadeiras.

Em nota, o órgão também anuncia o aumento da frota de veículos que transportam os corpos até os cemitérios.

Velórios modificados

Desde o dia 25 de abril, a Prefeitura suspendeu velórios de vítimas do novo coronavírus. Homenagens foram permitidas em estruturas próximas ao local da sepultura.

Em outros casos, os velórios podem ter até 1h de duração e contar com um máximo de 10 pessoas.

Segunda fase

A segunda fase do plano de contingenciamento já projeta um cenário com mais de 400 sepultamentos diários.

Caso o quadro de óbitos se agrave no município, todos os velórios serão suspensos, independentemente da causa de morte, e mais 200 coveiros podem ser contratados.

Ainda, os sepultamentos serão realizados em cemitérios predeterminados. Se for desejo da família, após um ano será possível realizar a exumação do corpo e o transporte para outro local.

A população também terá à disposição o uso de mil gavetas do cemitério vertical do Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, localizada na zona leste da capital paulista.