Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria: Ministério vai enviar 600 respiradores e homologar 1,8 mil leitos

Do UOL, em São Paulo

21/05/2020 13h04

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje que teve uma longa conversa por telefone com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e que o ministério se comprometeu a enviar 600 respiradores ao estado até a próxima terça-feira (26).

O ministério já havia confirmado o envio de 300 respiradores até o fim desta semana e, após a conversa com o político tucano, prometeu outros 300. Segundo Doria, os equipamentos serão enviados para a Capital, Região Metropolitana e Baixada Santista.

Além disso, o governador paulista afirmou que o ministério vai homologar mais 1,8 mil leitos de hospitais.

"Quero registrar que tive uma longa conversa com o interino da Saúde, entendeu a dimensão da crise e a dificuldade do enfrentamento e a necessidade do apoio do ministério a São Paulo. Ele assegurou mais 1,8 mil leitos homologados a partir da próxima terça, dia 26. E, além dos 300 respiradores que solicitamos, mais 300", disse Doria em entrevista coletiva concedida hoje no Palácio dos Bandeirantes.

Chefe do Centro de Contingência no combate ao coronavírus em São Paulo, Dimas Covas afirmou que o número de leitos homologados representa um acréscimo de 45% à rede hospitalar.

"No atual número de leitos, 1,8 mil leitos representa um aumento de 45%. Isso vai dar capacidade de aumento na região metropolitana", afirmou.

A expectativa das autoridades é que a pandemia ainda está em curva de aceleração de contágio. O envio dos respiradores ocorre depois que o governo de São Paulo subiu o tom na cobrança de ajuda por parte do governo federal. O governador Doria chegou a afirmar que seria deplorável Brasília virar as costas para o estado que é epicentro da covid-19 no país.