Topo

Esse conteúdo é antigo

Toffoli passa por cirurgia, tem suspeita de covid e tira semana de licença

Presidente do Supremo, Dias Toffoli - UESLEI MARCELINO
Presidente do Supremo, Dias Toffoli Imagem: UESLEI MARCELINO

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

24/05/2020 13h52

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, foi internado ontem para uma drenagem de abscesso, que é o acúmulo de pus em uma parte do organismo em consequência de inflamação. De acordo com nota da Secretaria de Saúde do STF, a cirurgia foi um sucesso e ele está bem.

O texto acrescenta ainda que na noite de sábado o ministro Dias Toffoli apresentou dificuldades respiratórias que sugerem covid-19. Ele está internado para observação, mas respira sem ajuda de aparelhos. Um teste para detectar coronavírus foi realizado na última quarta-feira e deu negativo.

Não foi informada uma previsão de alta nem confirmação de o presidente do STF não ter contraído covid-19, por estes motivos ele ficará de licença médica por uma semana. Ao final deste período, os exames e o estado clínico dele serão avaliados para determinar se é adequada a volta ao trabalho, informou a assessoria do ministro.

Enquanto ele estiver fora do cargo, a presidência do STF será ocupada pelo ministro Luiz Fux. Esta substituição foi confirmada pela assessoria do ministro Fux.

Confira a nota

O Senhor Ministro Dias Toffoli foi hospitalizado no sábado, 23, para drenagem de um pequeno abscesso. A cirurgia transcorreu bem e na noite do mesmo dia, o Ministro apresentou sinais respiratórios que sugeriram infecção pelo novo coronavírus, devendo permanecer internado para monitorização. No momento, o Ministro está bem e respira normalmente, sem ajuda de aparelhos.

Na última quarta-feira, 20, o Ministro foi submetido a teste diagnóstico para o novo coronavírus, que foi negativo.

Marco Polo Dias Freitas
Secretário de Saúde do Supremo Tribunal Federal