Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Homem de 104 anos tem alta após 27 dias internado em PE

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

04/07/2020 14h41Atualizada em 04/07/2020 18h52

Balões verdes espalhados pelo corredor e aplausos simbolizando a felicidade da equipe que o atendeu. Foi nesse clima que o paciente que figura entre os mais velhos a se recuperar da covid-19 no país recebeu alta, após passar quase um mês internado para tratar um quadro grave da doença.

Aos 104 anos, Carlos Emílio Schuler superou não só as complicações do novo coronavírus como também surpreendeu a todos os profissionais de saúde do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco, do Real Hospital Português, no Recife.

E tamanha surpresa não é à toa, a julgar a idade avançada do ex-professor universitário e ex-funcionário do Banco do Brasil e o tempo de batalha que ele travou contra a enfermidade: dos 27 dias de convalescença, sete foram na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O diagnóstico era preocupante: metade de sua capacidade pulmonar estava comprometida.

"Ele foi internado no dia 6 de junho e precisou ficar internado uma semana na UTI. Levou muita apreensão em toda a equipe, porque a gente achou de fato que ele não suportaria, tamanha a gravidade do quadro. Para nossa surpresa e felicidade, ele, depois de 27 dias, está indo para casa", comemora o geriatra Sérgio Durão, responsável pela equipe médica da unidade.

Para os familiares do idoso, sua recuperação foi um milagre.

"Primeiramente, eu agradeço a Deus, porque eu considera a cura do meu avô um milagre realmente, à equipe do Hospital Português e também a todos os familiares e amigos, que se uniram em corrente de oração", descreve a neta Fernanda Shuler.

Em uma publicação numa rede social, uma sobrinha de Carlos fez coro. "Meu amado tio Dr. Carlos Emílio Schuler com 104 anos saiu do RHP após uma covid-19 e hoje celebramos a chegada vitoriosa. Um tio, um segundo pai a quem devo muito. Lúcido e feliz volta ao seu lar. Parabéns, equipe RHP e todos os profissionais de saúde", escreveu.

A equipe médica, por sua vez, atribuiu a recuperação do idoso a um esforço conjunto dos profissionais de todas as áreas do hospital.

"Hoje é dia de festa para toda a equipe do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco, do Real Hospital Português e, é claro, para Dr. Carlos Emílio Schuler e sua família. Desde o seu internamento, se passaram 27 dias de muita luta, dedicação e fé. Hoje, em clima de comemoração e de muita emoção, ele finalmente volta para casa curado", celebraram em uma mensagem.

"Isso nos alegra muito e nos dá mais esperança e força para continuar nessa batalha que não está perto ainda de terminar", acrescenta o geriatra Sérgio Durão.