Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Últimas notícias e o que sabemos até esta terça-feira (7)

O presidente Jair Bolsonaro ao anunciar o resultado de teste do coronavírus - Reprodução/TV Brasil
O presidente Jair Bolsonaro ao anunciar o resultado de teste do coronavírus Imagem: Reprodução/TV Brasil

Do UOL, em São Paulo

07/07/2020 12h32Atualizada em 07/07/2020 19h10

O Brasil identificou hoje mais 45.305 novos casos de coronavírus registrados nas últimas 24 horas, segundo balanço oficial do Ministério da Saúde. O país agora totaliza 1.668.589 diagnósticos confirmados da covid-19.

Foram contabilizados 1.254 novos óbitos no período, totalizando 66.741 mortes desde o início da pandemia. Ainda são 4.146 falecimentos em investigação.

O total de recuperados chegou a 976.977. Os casos em acompanhamento chegaram a 624.871.

Presidente Jair Bolsonaro diagnosticado com a covid-19

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou positivo para covid-19. O resultado do exame foi divulgado hoje e informado pelo próprio chefe do Executivo, em entrevista à TV Brasil. Ontem, ele sentiu alguns sintomas da doença e fez o exame em Brasília. Em nota oficial, a Secretaria Especial de Comunicação Social disse que o estado de saúde do presidente é "bom".

"O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada", disse o comunicado. A primeira-dama Michelle Bolsonaro também fez exames e aguarda o resultado.

RJ prolonga restrições; DF avança em reabertura

Estado com o terceiro maior número de casos de covid-19 no Brasil, o Rio de Janeiro seguirá com medidas restritivas até o dia 21 de julho. A decisão foi anunciada hoje pelo governador Wilson Witzel (PSC). O decreto mantém o funcionamento de alguns setores do comércio e da indústria em horários específicos para evitar aglomerações.

Já o Distrito Federal inicia hoje mais uma etapa da retomada com a reabertura de salões de beleza, barbearias, centros estéticos e academias. Até a noite de ontem, o Distrito Federal tinha 715 mortes e 59 mil casos de covid-19 confirmados.

Na região sul do país, Santa Catarina iniciou o mês com um dado preocupante: a semana passada foi a que registrou mais mortes por covid-19 desde o início da pandemia. Foram contabilizados 71 óbitos nos sete dias levantados pelas autoridades (de 312 mortes no dia 28 para 383 mortes no dia 4). O número de casos também aumentou, indo de 24,3 mil infectados no dia 28 para 31,9 mil no dia 4.

PF investiga desvio em hospital de Aracaju

A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação para investigar supostas fraudes no contrato para a instalação do Hospital de Campanha de Aracaju. São investigados possíveis desvios de verbas públicas, associação criminosa, corrupção, fraudes na licitação e na execução do contrato, além de irregularidades na contratação de serviços como gás, luz e esgoto.

Fiscais encerram festa com 100 convidados em GO

Mesmo com todo o alerta feito sobre a necessidade de se cumprirem as medidas de distanciamento social, fiscais continuam flagrando aglomerações. Na noite de ontem, a fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia e a Polícia Militar acabaram com uma festa de luxo com cerca de 100 convidados. Pessoas tentaram se esconder da polícia. Os organizadores da festa oram multados em R$ 10 mil.

Corrida pela vacina

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse hoje estar confiante na possibilidade de disponibilizar a vacina contra o novo coronavírus ainda no fim deste ano ou no início de 2021. Os testes com a vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, começam no próximo dia 20.

Já os Estados Unidos anunciaram um investimento de R$ 8,6 bilhões na vacina desenvolvida pela norte-americana Novanax, cujos primeiros resultados devem sair ainda este mês. A verba servirá para fabricação testes e comercialização. O objetivo do investimento é fornecer 100 milhões de doses até janeiro de 2021.

EUA ameaça retirar visto de estudantes estrangeiros

Os Estados Unidos anunciaram ontem que suspenderão vistos para estudantes estrangeiros cujas aulas sejam transferidas para um formato virtual devido à pandemia de covid-19. A informação foi divulgada pelo Departamento de Imigração e Alfândega. A medida atinge quem estuda com vistos F-1 (para "cursos acadêmicos") e M-1 (para "formação profissional").

Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington -  -
Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington

Novo estudo sobre a hidroxicloroquina

Descartada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como opção no combate ao coronavírus, a hidroxicloroquina voltou a ser tema de estudo. Uma pesquisa realizada na França mostrou que pacientes tratados com cloroquina ou hidroxicloroquina, especialmente por doenças autoimunes, não foram menos afetados pelas formas graves da covid-19 durante a pandemia.

Já um outro estudo francês avaliou como sistema imunológico reage após infecção pelo coronavírus. A pesquisa é realizada pela equipe do imunologista francês Simon Fillatreau no hospital Necker e no Instituto Necker Enfants Malades (INEM), em Paris. Os cientistas ainda não sabem quanto tempo os anticorpos fabricados pelo corpo contra a covid-19 protegem o indivíduo, mas identificaram outros elementos da chamada memória imunológica que podem ajudar a proteger quem já foi contaminado por uma nova infecção.

Melbourne volta a decretar confinamento

As autoridades decretaram hoje um novo confinamento dos habitantes de Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, com quase cinco milhões de habitantes, para frear a propagação do novo coronavírus. A duração das restrições serão de seis semanas.

Bill Gates, desinformação e previsões

Fundador da Microsoft, o bilionário americano Bill Gates tornou-se um dos principais alvos de desinformação durante a pandemia. Desde janeiro até o dia 5 de julho, checadores de todo o mundo fizeram 145 verificações de boatos ligando o nome do empresário à covid-19, segundo as bases de dados Coronavirus Facts Alliance e CoronaVerificado.

Parte dos boatos estão ligados a uma palestra que ele deu em 2015, no TED, prevendo que o mundo seria afetado por uma grande pandemia. Agora, ele voltou a alertar, em um evento online na mesma plataforma, que existe o risco de uma piora no número de mortos e disse não acreditar em uma vacina até o final do ano.