Topo

Esse conteúdo é antigo

SP tem 2ª terça seguida sem recorde de mortes diário por covid-19

Do UOL, em São Paulo*

07/07/2020 13h00

São Paulo teve 341 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. É a segunda terça-feira seguida que o estado não tem um recorde de vítimas fatais de um dia para o outro.

O número máximo de óbitos em terças-feiras continua sendo de 434 mortes registradas no dia 23 de junho. No dia 30 de junho, São Paulo contabilizou 365 óbitos causadas pelo novo coronavírus.

Ao todo, São Paulo tem 16.475 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus e 332.708 casos registrados. A taxa de ocupação em UTIs em todo o estado é de 64,3%: são 5.618 pacientes internados em leitos de terapias intensivas, além de 8.267 em enfermarias.

De acordo com Eduardo Ribeiro, secretário executivo da Secretaria Estadual de Saúde, São Paulo chegará à marca de 5,5 milhões de máscaras distribuídas a 290 hospitais do estado, em um investimento de R$ 20 milhões.

Interiorização da pandemia

Se o estado como um todo vive um momento de relativo otimismo, o interior paulista passa por um momento de preocupação. Um balanço apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, demonstrou que as cidades fora da região metropolitana de São Paulo já são responsáveis por 70,87% dos novos casos de covid-19 registrados no estado

Dos casos registrados ontem em São Paulo, 12,47% foram na capital e 16,66% pelos municípios da Grande São Paulo, demonstrando o crescimento pelo interior. "Houve uma queda aguda na capital e queda um pouco mais leve na Grande São Paulo, e uma aceleração no interior do estado", pontuou o secretário.

"O que a gente via, no início da pandemia até pouco tempo atrás, era uma curva que colocava majoritariamente os casos e óbitos (pelo novo coronavírus) na capital, seguido pela Grande São Paulo, com o interior em terceiro (lugar). Quando verificamos os dados de ontem, por exemplo, e que tem sido uma constante, podemos verificar uma inversão dessa lógica, determinando interiorização da pandemia de forma mais contundente", disse Vinholi.

Além disso, mais da metade (58,92%) dos óbitos registrados ontem no estado por covid-19 ocorreram em cidades do interior. A capital foi responsável por 17,85% das mortes, enquanto os municípios da Grande São Paulo responderam por 23,21% dos óbitos por coronavírus contabilizados ontem.

"Essa curva vai se aproximando cada vez mais da lógica da população do estado, com crescimento dos casos e óbitos no interior e a redução na capital e também na Grande São Paulo", detalhou Vinholi.

Nas 24 horas entre os boletins de ontem e de hoje, o estado contabilizou 9.638 novos casos, somando 332.708 casos confirmados do novo coronavírus.

Campinas perto de colapso

A cidade de Campinas, por exemplo, vem experimentando um aumento no número de casos nas últimas semanas, e a possibilidade de falta de atendimento a pacientes já é preocupação. Até anteontem, a ocupação de leitos de UTI para a covid-19 no município era de 90,23%.

Em entrevista à Globonews, o prefeito Jonas Donizette (PSB) pediu ajuda à região metropolitana de São Paulo para evitar um colapso no sistema de saúde local.

"O que eu estou pedindo também é que quando São Paulo teve sua fase mais dura, Campinas socorreu São Paulo. Recebemos pacientes de Franco da Rocha, de Ferraz de Vasconcelos, que é a região metropolitana paulistana. O que a gente está pedindo agora é uma reciprocidade", disse Donizette.

Isolamento

Segundo o secretário Marco Vinholi, o estado de São Paulo vem apresentando uma certa estabilidade em sua taxa de isolamento social nas últimas três semanas, entre 46% e 47%, apesar do início gradual do processo de retomada econômica depois do fechamento das atividades comerciais para evitar a propagação do vírus. Apesar disso, o governo paulista sempre defendeu que uma taxa de isolamento considerada satisfatória seria acima de 55%, o que ajudaria a diminuir a propagação do vírus e evitar um colapso no sistema de saúde.

"Podemos verificar, de forma muito clara, a estabilidade no isolamento em São Paulo pós estabelecimento do Plano São Paulo. O isolamento social, nessas últimas três semanas, teve uma estabilidade nas taxas de isolamento em algo próximo a 47%", falou Vinholi.

*Com informações da Agência Brasil