Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha registra mais de mil mortes por covid-19 em 24 horas pela 1ª vez

Aeroporto em Berlim, na Alemanha; país registrou 1.129 mortes em apenas um dia, segundo o RKI - Adam Berry/Getty Images
Aeroporto em Berlim, na Alemanha; país registrou 1.129 mortes em apenas um dia, segundo o RKI Imagem: Adam Berry/Getty Images

Do UOL, em São Paulo *

30/12/2020 10h03

A Alemanha registrou mais de mil mortes provocadas pela covid-19 em 24 horas pela primeira vez desde o início da pandemia, anunciou hoje o RKI (Instituto de Vigilância Sanitária Robert Koch, na sigla em português).

O país registrou 1.129 mortes em apenas um dia, segundo o instituto. O recorde anterior havia sido registrado na quarta-feira da semana passada, com 962 mortes. A covid-19 já provocou 32,1 mil mortes na Alemanha desde o início da pandemia.

O RKI já havia alertado que os números dos últimos dias estavam incompletos porque as autoridades de saúde regionais não haviam enviado todos os dados por causa das festas de Natal. Assim, os números de infecções e mortes confirmadas caíram durante o fim de semana.

Por muito tempo considerada como "boa aluna" europeia na gestão da pandemia, a Alemanha conta agora com uma "taxa de infecção e de mortalidade [que] mostram que ainda estamos longe da normalidade", lamentou o ministro da Saúde do país, Jens Spahn.

Situação na Alemanha

A Alemanha está sendo duramente afetada pela segunda onda da pandemia do novo coronavírus, o que levou o governo a retomar medidas de confinamento parcial até 10 de janeiro.

O governo, entretanto, já deu indicações que deverá prolongar as atuais medidas restritivas contra o novo coronavírus para além de 10 janeiro de 2021. Os líderes regionais e a chanceler do país, Angela Merkel, irão se reunir no dia 5 do mesmo mês para avaliar a situação da doença na Alemanha.

A situação é particularmente crítica na Saxônia, estado federal na área da ex-Alemanha Oriental que durante muito tempo resistiu às restrições e cuja taxa de incidência atingiu 330 casos a cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias.

Vacinação

No último domingo (27), o país, assim como boa parte da UE (União Europeia), iniciou a campanha de vacinação contra o vírus com a vacina desenvolvida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech.

A Alemanha está vacinando, primeiramente, residentes de casas de repouso, pessoas com mais de 80 anos e profissionais de saúde. A primeira a receber a imunização foi uma mulher de 101 anos.

De acordo com um porta-voz do Ministério da Saúde do país, a Alemanha deverá ter, até o final do primeiro trimestre de 2021, entre 11 e 13 milhões de doses da Pfizer/BioNTech para vacinar a população.

* Com informações da AFP, em Berlim (Alemanha), e da Ansa, em Roma (Itália)