Topo

Esse conteúdo é antigo

Holanda é último país da União Europeia a iniciar vacinação contra covid-19

Enfermeira foi a primeira vacinada na Holanda - ROBIN VAN LONKHUIJSEN / ANP / AFP
Enfermeira foi a primeira vacinada na Holanda Imagem: ROBIN VAN LONKHUIJSEN / ANP / AFP

Colaboração para o UOL

06/01/2021 10h53

A Holanda começou hoje a vacinação contra covid-19, utilizando o imunizante fabricado pela Pfizer, em parceria com a BioNTech. Esse foi o último país da União Europeia a começar esse processo, quase duas semanas depois da maioria das outras nações do bloco.

A primeira holandesa a ser vacinada foi a enfermeira Sanna Elkadiri, de 39 anos. Ela recebeu o imunizante em um centro de vacinação em massa em Veghel, a 120 km da capital Amsterdã.

O ministro da Saúde holandês, Hugo de Jonge, participou da transmissão dessa vacinação e afirmou que "é o começo do fim desta crise".

A Holanda tem mais de 845 mil casos confirmados de covid-19 e 11,9 mil mortes, segundo balanço da Universidade Johns Hopkins.

Pesquisas de opinião mostraram que o apoio ao governo diminuiu porque a Holanda foi a última nação, entre as 27 da União Europeia, a iniciar a vacinação.

O país vai focar no uso da vacina da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. A Holanda entende que é a melhor estratégia, por ser um imunizante que é mais fácil de armazenar, transportar e manusear do que o da Pfizer/BioNTech

Por enquanto a vacina de Oxford não não foi aprovada para uso emergencial na União Europeia. Além do imunizante da Pfizer, a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) também aprovou hoje a utilização da vacina fabricada pela Moderna.