Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo do ES disponibiliza 30 vagas de UTI para pacientes do Amazonas

Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, disse que estado pode receber pacientes já nesta madrugada - Reprodução/Instagram
Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, disse que estado pode receber pacientes já nesta madrugada Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

14/01/2021 19h28

O governo do Espírito Santo decidiu hoje se unir aos estados que vão ajudar o Amazonas a tentar evitar o colapso do sistema de saúde, que agoniza com a falta de leitos e oxigênio, principalmente para pacientes com covid-19. O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que disponibilizará 30 de leitos de UTI para pessoas que se recuperam da doença causada pelo novo coronavírus.

A intenção de Casagrande é de que os pacientes possam chegar do Amazonas já na madrugada de hoje para amanhã.

"O momento exige solidariedade e união dos estados em prol das vidas humanas", escreveu o governador no Twitter. Casagrande, porém, não detalhou em que locais serão disponibilizados os leitos.

Além do Espírito Santo, pelo menos mais cinco estados e o Distrito Federal receberão pacientes segundo o governo do Amazonas. Goiás será o primeiro estado a ajudar a gestão do governador Wilson Lima (PSC), colocando dois hospitais de Goiânia à disposição. Depois, será a vez de Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal.

A ideia é que sejam transferidos pacientes com estado clínico considerado moderado, ainda que já dependam de oxigenação.

Toque de recolher e restrições

Enquanto manobra para tentar conseguir mais oxigênio para pacientes junto a 11 empresas, o governo do Amazonas anunciou hoje medidas restritivas para conter a contaminação do coronavírus. Wilson Lima decretou toque de recolher a partir das 19h até as 6h.

Além disso, o governador anunciou a suspensão do transporte coletivo de passageiros em rodovias e rios, estando permitido apenas o transporte de carga e insumos essenciais à vida. O fechamento das atividades vale até para farmácias, que deverão funcionar em regime de delivery.

Com o aumento das contaminações por conta das festas de fim de ano, o Amazonas vive novamente uma situação delicada na Saúde. Na manhã da última segunda-feira (11), 362 pessoas aguardavam por leitos no estado, sendo que 46 em situação mais grave precisavam de transferência para UTIs, que estão lotadas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado na primeira versão, Renato Casagrande é do PSB, e não do PSDB. A informação foi corrigida.