Topo

Esse conteúdo é antigo

Natal recebe 12 pacientes de Manaus; total de transferidos sobe para 77

Avião com pacientes que estavam internados em Manaus com covid-19 chega a Natal - Elisa Elsie/Governo do RN
Avião com pacientes que estavam internados em Manaus com covid-19 chega a Natal Imagem: Elisa Elsie/Governo do RN

Do UOL, em São Paulo

18/01/2021 12h30Atualizada em 18/01/2021 12h33

Mais 12 pacientes que estavam internados com covid-19 em quatro unidades hospitalares de Manaus foram transferidos para Natal. A decolagem, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi às 21h16 de ontem, no aeroporto de Ponta Pelada, zona sul de Manaus.

Seriam transferidos 14 pacientes, mas durante a avaliação prévia, dois não puderam embarcar por condições clínicas. Durante a viagem uma equipe médica acompanhou os pacientes até a internação no hospital de destino.

De acordo com o governo do Amazonas, 77 pacientes internados em unidades da rede estadual de Saúde já foram transferidos para tratamento em hospitais de outros estados: nove foram para Teresina, 23 para São Luís, 15 para Brasília, 15 para João Pessoa, 12 para Natal e outros três pacientes que foram para Rio Branco transferidos de Tabatinga.

Pelo Twitter, a Prefeitura de Natal informou que os pacientes desembarcaram na Base Aérea em Parnamirim por volta das 2h50 de hoje.

O Samu deu apoio na remoção dos pacientes do aeroporto ao local de internação, juntamente com dez batedores da STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana). Foram utilizadas três ambulâncias básicas, duas de suporte avançado e duas do transporte sanitário do município.

Dois pacientes foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e dez para o HUOL (Hospital Universitário Onofre Lopes).

João Pessoa recebe 15 pacientes

Também na madrugada de hoje desembarcaram em João Pessoa 15 pacientes transferidos de Manaus.

Pelo Twitter, o governador João Azevêdo afirmou que eles foram encaminhados de ambulância para o Hospital Universitário da capital.

Falta de oxigênio

Os pacientes com covid-19 começaram a ser transferidos para outros estados na sexta-feira (15), após colapso no sistema de saúde de Manaus. Hospitais ficaram sem cilindros de oxigênio para manter a respiração de pacientes entubados, e parentes relataram drama no atendimento.

Diante da crise sanitária, estados e municípios ofereceram leitos para pacientes e tratamento da covid-19 na tentativa de aliviar os hospitais amazonenses.

A FAB passou a fazer voos para levar cilindros de oxigênio de outras regiões do país para Manaus. Um carregamento de oxigênio doado pela Venezuela deve chegar a cidade na noite de hoje.