Topo

Esse conteúdo é antigo

Califórnia interrompe uso de lote da vacina Moderna após reações alérgicas

Uso da vacina da Moderna foi suspenso por precaução - Dado Ruvic/Reuters
Uso da vacina da Moderna foi suspenso por precaução Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Colaboração para o UOL

20/01/2021 09h25

A Califórnia interrompeu o uso de um lote de vacinas contra covid-19. Imunizantes fabricados pela farmacêutica Moderna causaram reações alérgicas e fizeram com que alguns pacientes precisassem de atendimento médico. Os problemas foram contornados. Mas a Califórnia está com alta ocupação de leitos nos hospitais, então preferiu suspender a aplicação desse lote.

A epidemiologista do Estado da Califórnia, Erica Pan, informou que menos de 10 pacientes que receberam a vacina tiveram essas reações alérgicas graves. E também ressaltou que ninguém teve outra reação grave depois da vacinação. Por isso ela falou que a suspensão é uma medida de "extrema cautela".

A medida foi tomada até que a Moderna, O CDC (Centro de Controle de Doenças) e a principal agência de vigilância sanitária dos EUA, FDA (Food and Drug Administration), revisem esse lote de vacinas. Por enquanto o CDC e o FDA só afirmaram que não recomendam a suspensão de qualquer vacinação.

Já um porta-voz da Moderna disse que a empresa está "cooperando totalmente" com o departamento de saúde pública da Califórnia na "investigação desses efeitos adversos relatados". Disse também que atualmente "não tem conhecimento de reações adversas comparáveis" de quaisquer outros centros de vacinação usando o mesmo lote de vacinas.

O lote tem mais de 330 mil doses que foram distribuídas para 287 fornecedores em todo o estado. Elas chegaram entre 5 e 12 de janeiro.