Topo

Governo de SP planeja colocar estado em fase vermelha aos finais de semana

Restaurantes em Pinheiros fechados no Natal por causa da fase vermelha contra o coronavírus Imagem: Arthur Stabile/UOL

Leonardo Martins

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2021 21h46

Todos os municípios do estado de São Paulo deverão ir para fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, neste final de semana. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pelo UOL.

O governo de São Paulo e o Centro de Contingência ao Coronavírus estão discutindo aplicar essa nova estratégia a partir de sábado até a segunda-feira, visando conter o aumento de casos, internações e mortes por covid-19 no estado. A decisão será anunciada amanhã, durante evento no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, mas não se sabe a duração da medida.

Uma ideia semelhante foi aplicada pelo governo no mês de dezembro, para tentar convencer a população a não se aglomerar nas festas de Natal e Réveillon. O estado entrou em fase vermelha nos dias 25, 26 e 27 e 1º, 2 e 3 de janeiro.

Na fase vermelha, só podem abrir os setores considerados essenciais.

A atualização de amanhã será a terceira da gestão do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em apenas 15 dias, algo inédito no estado desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Isso porque a pandemia piorou no estado de São Paulo, principalmente por causa das festas de fim de ano. O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, chegou a afirmar que a semana passada foi a pior da pandemia no estado até agora.

Atualmente, São Paulo tem 67% da sua população na fase amarela do plano que coordena a flexibilização ou o endurecimento de medidas restritivas. São seis regiões, incluindo a Grande São Paulo, na fase de menos restrições se comparada à laranja e à vermelha.

Após ultrapassar a marca de 50 mil mortes causadas pela covid-19 no estado, São Paulo continua com uma situação de piora da pandemia e constante aumento das internações. Atualmente, o estado tem 70,8% dos seus leitos de UTI ocupados, exatamente o mesmo índice registrado de ocupações de UTI na Grande São Paulo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governo de SP planeja colocar estado em fase vermelha aos finais de semana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus