Seis pacientes voltam a Manaus após se recuperarem da covid-19 em São Luís
Seis pacientes com covid-19 que haviam sido transferidos para São Luís-MA retornaram na madrugada de hoje para Manaus-AM. Recuperados, eles desembarcaram no aeroporto Internacional Eduardo Gomes com placas com a inscrição "Eu venci a covid".
A transferência ocorreu na última semana em meio ao colapso do sistema hospitalar do Amazonas devido à explosão de casos da doença no estado. Segundo último boletim do governo, mais de 200 pacientes já foram transferidos para outros estados.
Uma das pacientes que retornou a Manaus, Tabita Lopes de Souza, 49 anos, contou que perdeu os pais, também infectados pelo novo coronavirus, antes de ser transferida.
"Eu já tinha perdido a minha mãe para o vírus, e no dia em que eu estava sendo transferida, ocorria o funeral do meu pai, também vítima da Covid-19. Então, eu fui transferida para o Hospital Universitário de São Luís", contou.
Já Agenor Junior, 37 anos, foi transferido após quatro dias internado na capital amazonense. "Eu fiquei quatro dias internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Campos Sales, e quando surgiu a oportunidade de transferência, eu aceitei na hora", contou.
A situação no Amazonas vem se agravando desde as festas de fim de ano. As unidades de saúde de Manaus estão superlotadas e, na semana passada, o estoque de oxigênio nos hospitais acabou. A média móvel de mortes no estado cresceu 217% em relação ao dado de duas semanas atrás.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.